Neste ano de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Várzea Grande conta com o apoio acadêmico de estágio curricular e complementação educacional do curso de Psicologia do UNIVAG – Centro Universitário. O acordo de estágio foi firmado entre o campus e a central de Estágio do Univag, formalizado pela Coordenação do Curso de Psicologia. Para esta experiência de estágio, neste ano, recebemos 7 (sete) estagiários(as), divididos em três grupos, que irão desenvolver projetos na instituição, no período de abril à junho de 2023, no IFMT Várzea Grande.
As (os) estagiárias (os) contam com a supervisão dos docentes do curso de psicologia do Univag: professor orientador Guilherme Duarte, e da professora Carine Muller. E, no IFMT-VGD, contam com a supervisão e orientação, mais diretamente, da psicóloga do campus Fernanda Zanata, da Coordenação da Assistência Estudantil, assim como têm o apoio e o suporte de todos os outros educadores da instituição.
Para Fernanda Zanata, "o objetivo do estágio em psicologia na instituição é o de contribuir com a formação dos profissionais psicólogos no desenvolvimento de competências relacionadas à área da educação". "Os estudantes têm a oportunidade de construir experiências que entrelaçam o campo da psicologia e dos processos educativos presentes no instituto de educação", explicou a psicóloga.
Segundo o Professor Guilherme Duarte, "o Estágio em Intervenção no Cotidiano I, com ênfase em Psicologia Escolar, tem como objetivo o atendimento de necessidades emergentes no campo de atuação social, que envolve toda a comunidade escolar, focando em uma atuação crítica e ética". "Sua efetivação é essencial para o desenvolvimento de competências para a prática profissional da Psicologia, como a produção de documentos psicológicos, a intervenção para a prevenção, promoção e recuperação da saúde, em conformidade com aspectos biopsicossociais, o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na atuação profissional, a atuação psicológica em equipes interprofissionais, coordenar e manejar processos grupais; e, no que concerne à parceria com o IFMT, esta se faz essencial para oportunizar aos discentes o contato com demandas emergentes do contexto escolar e educacional", finalizou Guilherme.
As estudantes do 5ª semestre do curso de Psicologia Nayara Cabral, Maria Elisa Campos e Valquíria Souza Costa, iniciaram a organização do projeto intitulado "Psicoeducação para Meninas", que será desenvolvido de maio à junho, às terças-feiras de tarde. "Neste projeto as estudantes abordam sobre autoconhecimento e autocuidado e também o tema da dignidade menstrual; nesse sentido, as estudantes já iniciam o estágio de forma a trazer a contribuição direta do profissional psicólogo em ações na instituição, e, assim, desenvolvem amplitude a um trabalho que já faz parte da Assistência Estudantil no campus, explicou a psicóloga, Fernanda Zanata.
O projeto dignidade menstrual tem amparo legal (Lei Federal 14.214/2021) e fora lançado pela Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil para todos os campi do IFMT e é executado pela CAE do campus Várzea Grande. O projeto visa construir reflexões e construções institucionais sobre gênero, educação e saúde. Conta também com a distribuição gratuita de absorventes para as estudantes do sexo feminino, regularmente matriculadas no campus. Para Zanata, "assim, observamos a construção da atuação do profissional psicólogo de forma interdisciplinar e articulada com ações coletivas em rede".
Segundo Nayara, "o estágio supervisionado de Psicologia Escolar no IFMT abriu um leque de possibilidades das quais não conhecia: foi possível compreender as diversas áreas da psicologia escolar, atuação e função, visto que o psicólogo atua muito além do desenvolvimento colegial, contribuindo diretamente na construção da cidadania". "Outro ponto importante a destacar foi a receptividade de alunos e professores, os quais não medem esforços para ajudar e colaborar em todo o necessário; sem dúvida temos aprendizado e experiência para a vida, pessoal e profissional", afirmou Nayara.
Para Valquíria, "o estágio curricular supervisionado é um aspecto importante da formação, pois tem como objetivo nos preparar, principalmente, para atuação do psicólogo escolar, visando maior clareza e autonomia para tomada de decisão crítica e ética diante dos impasses e demandas advindos do processo de escolarização". Já para Maria Elisa, "desenvolver o estágio em psicologia escolar possibilita vivenciar as questões relacionadas com o desenvolvimento dos alunos; as atividades com eles auxiliarão nos esclarecimentos relacionados ao bem estar e a importância deles perante a sociedade", explicou.
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As estudantes Mariana Marim e Maria Fernanda Colovite atualmente desenvolvem o "Projeto Enem", que será realizado de maio a junho, nas quartas-feiras à tarde. Segundo Zanata, "neste trabalho, as psicólogas em formação trabalharão com foco na saúde mental dos participantes em torno de questões relacionadas à ansiedade, inteligência emocional e planejamento de estudos, contribuindo na preparação para a vida e para o trabalho, principalmente nesta fase da vida dos jovens, em que prestam o exame nacional do ensino médio (ENEM) e realizam a saída do ensino médio".
"Quem nunca ficou ansioso e nervoso com o ENEM? Eu já! A prova exige concentração, estudo e muito esforço mental. Pensando nisso, queremos preparar os alunos para o vestibular, mas de um jeito diferente: queremos cuidar do emocional dos estudantes, ouvindo as suas dores, angústias, medos, ansiedades, dentre outros sentimentos. Vamos passar um pouco da nossa experiência enquanto acadêmicas de Psicologia, mas também enquanto pessoas que já passaram por essa fase. Esperamos contribuir muito nesse processo dos vestibulandos!, explicou Mariana.
Segundo Maria Fernanda, "construímos em conjunto esse projeto para abranger temáticas presentes na vida dos alunos que vão prestar vestibular como forma de acolhê-los e ouvi-los". "Espero que seja uma troca de experiência válida, prazerosa e enriquecedora para todos que participarem", finalizou.
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Giovanna de Abreu Trindade e Lucas Matos iniciaram o projeto "Faz o corre", que será realizado também de maio a junho, às quintas-feiras de tarde e objetiva, através de rodas de conversas, acolher questões trazidas pelos estudantes sobre projeto de vida e caminhos e escolhas, identidades e pertencimento escolar.
Segundo Giovanna, "estamos muito animados com o estágio escolar e a oportunidade de conhecer e aplicar na prática o que estudamos em nosso curso de psicologia". "Assim como vocês, alunos, também somos estudantes e essa prática é ótima para o desenvolvimento de habilidades e para adquirirmos experiência na área de psicologia escolar", explicou.
"Particularmente eu gosto bastante de trabalhar com jovens, venho de outros projetos escolares que foram muito bem sucedidos e que trouxeram impactos positivos e significativos, tanto para os alunos, quanto para nós e, diante disso, estamos gratos pela oportunidade e abertura da escola em nos receber e contribuir para nosso processo de formação", explicou Giovanna.
Para Lucas, "tem sido muito bom poder enxergar mais de perto e com as lentes ajustadas à psicologia o contexto escolar e como podemos aplicar o que estudamos durante os últimos anos no dia a dia dos alunos". Me recordo que quando vivenciei a fase pela qual os estudantes estão passando agora, muitas questões foram afloradas; ao longo dos anos, pude me aprimorar quanto a esses temas, para que hoje pudéssemos aproveitar essa oportunidade e realizar o melhor trabalho possível no IFMT. Agradeço a oportunidade que a escola está nos dando, todo o seu acompanhamento e prestatividade, e também ao nosso professor monitor que tem nos guiado durante esse processo", finalizou o estagiário.
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A equipe multiprofissional da Coordenação de Assistência Estudantil do IFMT Várzea Grande (CAE-VGD), neste sentido, apoia e dá suporte para o desenvolvimento do protagonismo dos nossos jovens estudantes, assim como dos profissionais psicólogos em formação.