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Coordenadoria da Polícia Comunitária promoveu diálogo de prevenção ao Cyberbullying no IFMT Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 28 de Fevereiro de 2019 às 15:19

"Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo, desconhecidos), difamando, insultando ou atacando de forma covarde", destacou Edmir

Entre os dias 21 e 28 de fevereiro de 2019, a Coordenadoria de Polícia Comunitária/PJC e seus respectivos projetos sociais "De bem com a vida", "De Cara Limpa contra as Drogas" e "Rede Digital pela Paz" realizaram no Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Várzea Grande as ações integradas de prevenção denominadas "Retorno às aulas com segurança".

A ação foi realizada para mais de 400 estudantes em 18 turmas do ensino médio integrados aos cursos técnicos de Desenho de Construção Civil, Edificações e Logística, com a temática "Cyberbullying", que é um tipo de violência praticada contra pessoas por meio das redes sociais ou de outras tecnologias relacionadas, contando com 03 palestrantes investigadores da PJC/MT. Esta é a primeira de uma série de ações previstas para o ano de 2019, fruto da parceria do campus com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.

Para Edmir Sena, professor do campus e Gerente do projeto social da PJC, "Rede Digital pela Paz", "o bullying pode se manifestar por violência física, mas também através de formas relacionais, ou seja, através de ameaças, acusações injustas e indiretas, roubo de dinheiro e pertences, difamações sutis, degradação da imagem social, entre outros, resultando na discriminação ou exclusão de vítimas do grupo". Além disso, "sua manifestação pode ocorrer também no ciberespaço, seja pelo envio por aplicativos e/ou e-mails contendo mensagens agressivas diretamente à vítima até a disseminação de imagens, vídeos ou comentários difamatórios a uma ampla rede de pessoas", explicou.

Para a Coordenadora do Curso Integrado do Ensino Médio Técnico em Logística, Saiane Zarista, a atuação dos projetos sociais da Polícia Civil no campus possibilita reverter quadros que poderiam ser prejudiciais. "Percebemos que o entendimento sobre o cyberbullying e sua ocorrência em ambientes extraclasse, que geram implicações para os usuários das redes sociais, é muito pequeno e muitos de nossos alunos não tinham essa dimensão", relatou a professora.

Segundo a PJC, a estratégia de abordagem do tema com os alunos foi a do diálogo formativo, o qual permitiu o compartilhamento e discussão de narrativas no coletivo com os alunos com táticas como o jogo de falas, de perguntas e respostaspresentes nas manifestações que permitemsituara discussão cada vez mais crítica e reflexiva sobre o tema.

Para o Coordenador de Polícia Comunitária, Delegado Gênison Brito Alves Lima, "o fenômeno do cyberbullying é uma atividade atual e preocupante, fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas e usuários de internet, de forma mais específica nas redes sociais". "Os projetos estão engajados no trabalho para minimizar esta violência no contexto escolar por meio de medidas eventuais, como palestras, capacitações, grupo de discussões, com os demais atores envolvidos na tarefa ampla de ensinar-aprender", finalizou Gênison.

Por Cristiane Fronza/ASCOM IFMT Várzea Grande, com informações da Assessoria da PJC

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