Curso de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande realiza 7ª Feira de Economia Solidária

Publicado por: Campus Várzea Grande / 27 de Janeiro de 2021 às 14:50

Inicia-se hoje, dia 27 de janeiro de 2021, a VII Feira de Economia Solidária, organizada pelos(as) estudantes da turma do 4º semestre Curso Tecnológico em Gestão Pública do IFMT Várzea Grande, com a orientação da profª Nilmara Meireles Fonseca e apoio da turma do 5º semestre do mesmo curso.

A 7ª Feira de Economia Solidária será realizada de forma remota, até o dia 12/02/2021, através DESTE GRUPO NO FACEBOOK e pelo Instagram @ifmtvgdfeirasolidaria. Este evento trará a oportunidade de conhecer o que é economia solidária, conhecer alguns empreendimentos e seus produtos, ter acesso à cultura, entretenimento infantil (elaborado pelos discentes da turma) e praticar o consumo consciente.

O público alvo é a comunidade interna e externa (comunidades circunvizinhas), pais de alunos e grupos cooperativos agrícola familiares, grupos de artesões, grupos culturais, entre outros, ou seja, segmentos que visam o trabalho cooperado e auto gestionário, como uma estratégia para um modelo de desenvolvimento sustentável. Para participar basta entrar no grupo e publicar seus produtos, sempre lembrando de deixar o contato para os clientes o encontrarem.

Sobre a disciplina

Feira de Economia Solidária é disciplina regular do curso e tem como objetivo a formação prática para os(as) discentes, propiciando aos futuros gestores o conhecimento sobre as possíveis políticas públicas inclusivas para segmentos que visam:

• O trabalho cooperado e auto gestionário, como uma estratégia para um modelo de desenvolvimento sustentável;
  • Exposição e comercialização de produtos de empreendedores locais, para que os alunos possam conhecer as experiências existentes;
  • Experiência de trocas solidárias entre os participantes, com a possiblidade de criar maior interação entre os envolvidos, por meio da partilha das habilidades de cada um (a).

A disciplina visa uma democracia participativa, onde os discentes se engajam em um movimento social e, com isso, colocam em prática os conceitos ministrados em sala de aula. Este ano, estudantes também contam com acompanhamento de uma cartilha norteadora de organização da feira, que está sendo elaborada e aplicada a partir de um TCC da turma do 6º semestre, desenvolvida pelos alunos Karla, Denise e Jean.