início do conteúdo

Curso FIC de Desenvolvimento Socioambiental certificou mais de 50 mulheres quilombolas

Publicado por: Campus Várzea Grande / 19 de Dezembro de 2019 às 19:59

Ontem (18/12/19) teve finalização e entrega de certificados do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Agente de Desenvolvimento Socioambiental, oferecido pelo IFMT Campus Várzea Grande, que atendeu mulheres da Comunidade Quilombola Nossa Senhora do Chumbo, na modalidade presencial. A comunidade se situa na região norte do Pantanal Matogrossense, conhecida como “Cerrado do Pantanal”, localizada no município de Poconé.

O curso foi ofertado para mais de 50 mulheres da comunidade do Chumbo, que vivem numa região em que são constantes os conflitos ambientais, em especial por conta da agroindústria da cana, que foi fechada por várias inregularidades, dentre elas, por trabalho análogo ao escravo e, atualmente, convive ao meio da soja e garimpos.

Para a Coordenadora Giovana Rosangela Ferreira Mendes, através deste curso, "dar um pouco de entendimento e de sensibilização ambiental é uma forma de ajudá-las a preservarem a cultura e os bens materiais e imateriais, porque se trata de uma comunidade quilombola". "Acredito que foi muito rica a troca de experiências entre docentes e as moradoras. Elas tiveram aulas de várias disciplinas, formando um eixo voltado para as questões sociais e ambientais, numa forma de preservar para as presentes e futuras gerações", afirmou.

"Então, acredito que o IFMT tenha feito uma grande contribuição, o que foi confirmado na fala delas, durante a certificação, que já havia uma grande expectativa, então eu acredito que através deste curso o IFMT proporcionou oportunidades de aprendizagem, o que abriu uma porta para que novas ações e cursos possam ser mais desenvolvidos na comunidade".

Segundo Giovana, o objetivo maior do curso "era sensibilizar para as questões ambientais e, inclusive, transformar o que elas já fazem na comunidade num empreendedorismo social para que isso se torne uma fonte de renda". "Eu acho que isso foi importante, porque despertou nelas a vontade de comercializar os produtos feitos pela comunidade no mercado externo", finalizou Giovana.

LEIA MAIS: Programa Teresa de Benguela promove empoderamento de mulheres quilombolas 

FOTOS

Aula Inaugural Curso FIC Agente de Desenvolvimento Ambiental - Comunidade do Chumbo 

Entrega de Certificados Curso FIC Agente de Desenvolvimento Ambiental - Comunidade do Chumbo 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT