Discursos de formandos emocionam plateia em Colação de Grau de cursos do IFMT Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 14 de Fevereiro de 2020 às 19:49

Na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro de 2020, o Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizou a Colação de Grau das turmas 2017/01 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Desenho de Construção Civil, Edificações e Logística e da turma 2017/01 do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública.

Estiveram presentes no evento, além de pais, familiares, amigos e comunidade, vários servidores do campus, técnicos e docentes. Comporam a mesa de honra: as Coordenadoras e Coordenador dos cursos, Saiani Zarista, Mariane Campos, Giovana Mendes e Ivan Tocantins, o Chefe do Departamento de Ensino, João Bosco Beraldo, a Diretora Geral, Sandra Maria de Lima e, da Reitoria, o Pró-Reitor de Extensão, Marcus Taques e a Diretora Executiva, respresentando o Reitor do IFMT, Gláucia Mara de Barros.

Para Andre Prado, formando em Logística, "me sinto orgulhoso, por tanta oportunidade que a rede IF nos proporciona, e não é por acaso que a sua missão é educar para vida e para o trabalho". "Confesso que a primeira vez que entrei por aquele portão no dia 30 de janeiro de 2017, jamais passou pela minha cabeça que seriam dias tão intensos, noites mal dormidas, os vários integrais, o desespero no final do semestre com vários trabalhos, provas, seminários, de acessar ao Qacademico de minuto em minuto para ver se o professor já tinha lançado a tão esperada nota", desabafou Andre, em seu discurso.

"Caros companheiros cada um de nós chegamos ao IF com um trajetória de vida, metas, sonhos e isso a cada dia foi sendo compartilhado uns com os outros. Agora chegou hora de irmos ganhar o mundo além dos portões do IF, e sermos reconhecidos por onde passarmos, pelo peso que têm a rede federal e seu ensino de qualidade e gratuito. Continuem lutando pelos seus ideias, a partir de agora não há limites para sonhar e principalmente conquistar, enfrentando cada barreira que surgir pelo caminho. Que sejamos eternamente gratos por tudo que vivemos, por hoje sairmos transformados através da educação, prontos para sermos agentes transformadores dentro da sociedade, e qualificados para ingressar no mercado de trabalho", finalizou o estudante.

Segundo Karen Silva, formanda de Gestão Pública, em seu discurso, "agora não seremos mais vistos como estudantes... de hoje em diante, seremos Tecnólogos em Gestão Pública!". "É verdade que a jornada acadêmica promoveu um sentimento singular, despertando os mais diversos desejos para nos tornarmos participantes de fato e de direito da vida pública, como ser social que somos. É uma batalha que será dura e constante, mas o melhor exemplo que temos é que chegamos até aqui. E com determinação podemos ir mais longe. Cultivando desejos e conquistando sonhos", explicou Karen.

"Hoje os sentimentos se confundem: saudade, euforia, melancolia, dever cumprido, e tantos outros que não conseguimos definir em palavras. Pois a melhor definição é RESILIENCIA, porque nos adaptamos às dificuldades e retornamos ao estado anterior mais fortalecidos após superadas as adversidades impostas pela vida. Descobrimos que existe em nós uma força maior que nos impulsiona a lutar por uma sociedade justa e igualitária. Ao escolhermos o IF Campus Várzea Grande, plantamos a semente da esperança, em acreditarmos na realização de um sonho e na oportunidade que temos de sermos gestores públicos", finalizou.

MAIS DEPOIMENTOS:

Álbum de fotos no FACEBOOK e Álbum de fotos no SITE DO CAMPUS.