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Divulgado edital para inscrições em fluxo contínuo no Programa Bolsa Permanência

Publicado por: Reitoria / 11 de Dezembro de 2024 às 17:03

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, divulga, edital com apresentação dos procedimentos para inscrições em fluxo contínuo para estudantes se candidatarem ao Programa Bolsa Permanência - PBP/MEC.

Critérios para concessão da bolsa

Será concedida a bolsa permanência aos (às) estudantes indígenas e quilombolas, matriculados(as) em cursos de graduação presencial do IFMT que cumprirem, cumulativamente, os seguintes requisitos:

a. Após análise de conformidade com os termos descritos neste edital, ter seu cadastro devidamente aprovado no SISBP;

b. Ter seu desempenho acadêmico em conformidade com as normas do IFMT e devidamente comprovado por meio de relatório mensal encaminhado por seu respectivo campus até o 5° dia útil de cada mês à DSAEstudantil;

c. Não ter concluído o curso;

d. Não ultrapassar o prazo descrito neste edital para a conclusão do curso.

Inscrições

A inscrição deverá ser realizada através do site oficial do Sistema Bolsa Permanência - SISBP, no endereço eletrônico sisbp.mec.gov.br, na área "Sistema de Gestão da Bolsa Permanência", solicitar acesso ao sistema, em seguida inserir as informações solicitadas, preenchendo o pré-cadastro, o Termo de Compromisso no sistema de gestão do Programa e anexar os documentos comprobatórios.

A comprovação da condição de estudantes indígena ou quilombola acontecerá pelos seguintes documentos:

Para estudantes indígenas

  • Autodeclaração do candidato indígena;
  • Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;
  • Declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai de que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena ou Declaração de Pertencimento Étnico e de Residência em comunidade indígena assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas.

Para estudantes quilombolas:

  • Autodeclaração do candidato quilombola;
  • Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas;
  • Certidão Bolsa Permanência, emitida pela Fundação Cultural Palmares, constando o nome da Comunidade, município e estado do estudante, ou comprovante de residência em comunidade quilombola, ou Declaração de Pertencimento Étnico e de Residência em comunidade quilombola assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas.

Auxílio financeiro

Estudantes indígenas e quilombolas matriculados no IFMT em cursos de graduação presenciais, que cumprirem os critérios estabelecidos no Programa, explicitados no referente edital, terão, durante os períodos de atividades pedagógicas formativas na IFES, a bolsa permanência no valor de R$1.400,00 mensais, até o limite máximo de 2 semestres do tempo regulamentar do curso, podendo ser prorrogado por até 4 semestres mediante justificativa.

A Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas concedida pelo Ministério da Educação poderá ser acumulada com outras modalidades de bolsas acadêmicas, como auxílios para moradia, transporte, alimentação entre outros, criados pela Resolução 90/2022 CONSUP IFMT.

Vagas oferecidas

O quantitativo de vagas oferecidas pelo Programa Bolsa Permanência, a ser distribuído para cada Instituição de Ensino Superior, é definido pelo Ministério da Educação - MEC, em função dos recursos orçamentários disponíveis e pelo número de estudantes de graduação devidamente cadastrados e validados pela Instituição.

O IFMT, por meio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades - DSAEstudantil, terá gestão sobre as vagas destinadas pelo MEC, podendo em fluxo contínuo, encerrar os cadastros de estudantes bolsistas que estejam em inconformidade com as regras estabelecidas pelo MEC para o PBP, inserindo novos estudantes nas respectivas vagas.

Para mais informações, acesse em anexo o Edital N° 209/2024

Arquivos relacionados

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