EDITAL nº 05/2025 -IFMT CAMPUS VÁRZEA GRANDE
DISPÕE SOBRE O PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E REINGRESSO
DE CURSO PARA OS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E CURSO SUPERIOR - IFMT - CAMPUS VÁRZEA GRANDE -
PERÍODO LETIVO 2025/01
DAS VAGAS
Serão ofertadas vagas para cadastro de reserva para Transferência Interna, Externa e Reingresso de Curso que serão preenchidas por candidatos no Processo Seletivo regulamentado por este edital.
DA INSCRIÇÃO
As inscrições serão realizadas no período de 05/02 a 19/02/2025 por meio dos links:
Transferência Interna - Link para a inscrição: https://forms.gle/TWw9EPGhovJhNjLK6
Transferência Externa - Link para a inscrição: https://forms.gle/PLVgUsmaAhfTPqg3A
Reingresso de Curso - Link para a inscrição: https://forms.gle/Jmybj6ti2tzUF6u66
- Serão aceitas inscrições dos candidatos que:
- Atenderem a todos os pré-requisitos descritos no item 5 e subitens;
- Estejam regularmente matriculados em curso de origem igual ou afins ao curso ofertante da vaga;
- Comprovar documentalmente e no prazo, os pré-requisitos deste processo seletivo.
- A inscrição para o processo seletivo de Transferência Interna, Externa, e Reingresso de Curso será realizada pelo preenchimento do formulário, disponibilizado conforme link abaixo, e anexo das documentações citadas nos itens 8.1, 8.2 e 8.3 (respectivamente a cada categoria) exclusivamente no período previsto no cronograma do edital.
DA DOCUMENTAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO
Para se inscrever no processo de seleção para as vagas de Transferência Interna o candidato deverá:
preencher o Formulário de Inscrição (item 7.2.1) e anexar, os seguintes documentos:
a) Documentos pessoais e escolares:
I - Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação válido com foto;
II - Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III- Atestado de matrícula atualizado;
IV- Histórico escolar ou documento equivalente que ateste os componentes curriculares cursados e respectiva
carga horária, bem como o desempenho acadêmico do candidato;
8.2 Para se inscrever no processo de seleção para as vagas de Transferência Externa o candidato deverá:
preencher o Formulário de Inscrição (item 7.2.2) e anexar, os seguintes documentos:
a) Documentos pessoais e escolares:
I - Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação válido com foto;
II - Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III- Atestado de matrícula atualizado;
IV- Histórico escolar ou documento equivalente que ateste os componentes curriculares cursados e respectiva
carga horária, bem como o desempenho acadêmico do candidato;
V- Conteúdo programático/ementa dos componentes curriculares em que obteve aprovação, com a devida
descrição da carga horária e bibliografia utilizada.
8.3 Para se inscrever no processo de seleção às vagas de Reingresso de Curso o candidato deverá: preencher o
Formulário de inscrição (item 7.2.3) e anexar os seguintes documentos:
a) Documentos pessoais e escolares:
I - Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
II - Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III- Histórico escolar do curso que evadiu ou abandonou;
b)Preenchimento e assinatura nos seguintes documentos:
I-Termo de Compromisso e Aceite da Matriz Curricular Vigente (Anexo I );
II- Declaração de que não possui vínculo com outro curso de Graduação em Instituição de Ensino Superior Pública,
incluindo o próprio IFMT (Anexo II );
As documentações para as vagas de Transferência Interna e Reingresso de Curso: Atestado de matrícula
atualizada e Histórico Escolar deverão ser solicitadas via email para: secretaria.vgd@ifmt.edu.br no período de
inscrição do edital conforme cronograma presente no item 14 deste edital.
DAS MATRÍCULAS
13.1 Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula no período de:
07/03/2025.
13.2 Os documentos relacionados no item 13.4 deverão ser entregues presencialmente em seu formato original
para conferência e arquivo no setor de registro escolar.
13.3 O candidato que não efetivar a matrícula na data e horário estabelecidos perderá o direito à vaga, e será
convocado o próximo candidato selecionado, respeitando-se, rigorosamente, a ordem de classificação.
13.4 Os documentos necessários para a realização da matrícula são:
a. Certidão de nascimento ou casamento;
b. 01 fotos (3x4);
c. Histórico escolar do ensino médio e certificado de conclusão do ensino médio;
d. Cédula de identidade oficial válida com foto;
e. CPF;
f. Título de Eleitor para maiores de 18 anos;
g. Carteira de reservista, quando aplicável;
h. Comprovante atualizado de residência, como conta de luz, água e telefone;
i. Termo de autorização de uso de imagem, conforme (Anexo III);
j. Declaração de que não possui vínculo com outro curso de graduação em instituição de ensino superior pública,
incluindo o próprio IFMT, conforme (Anexo II).
13.5 Os documentos devem ser apresentados na Secretaria Geral de Documentação Escolar localizada no
endereço: Avenida Tiradentes nº 1300, Bairro: Petrópolis ( Jardim Manaíra ) Várzea Grande - MT, no horário de
funcionamento: Segundas às sextas-feiras das 07h00 às 11h00 e das 12h00 às 17h00.
13.6 Os candidatos às vagas de Transferências Externa, Interna e Reingresso de Curso, após a efetivação da
matrícula, deverão requerer imediatamente o aproveitamento e equivalência de estudos na Coordenação de
Curso, mediante formalização de processo, enviando os seguintes documentos atualizados:
I - Histórico Escolar do curso de origem devidamente atualizado e autenticado.
II - Programa das disciplinas cursadas com carga horária e respectivas ementas do curso.
13.7 O candidato deverá entrar em contato com a respectiva coordenação de curso para formalização do
processo. A forma de contato será informada após efetivação da matrícula.