Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT Várzea Grande promove evento com apoio do Programa ONU - Habitat

Publicado por: Campus Várzea Grande / 1 de Outubro de 2020 às 17:38

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Desenvolvimento Urbano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realiza, no dia 22 de outubro de 2020, às 19h (horário de MT), o  II Seminário Cidade e Ambiente: saneamento para o direito à moradia e à cidade. As inscrições já estão abertas, através do link: https://www.even3.com.br/cidadeeambiente2020. O evento integra o calendário do Circuito Urbano - 2020 e tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU - Habitat), agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todos e todas.

“Na edição do Circuito Urbano do ano passado os debates se concentraram no tema ‘Cidades Inovadoras e Inclusivas’. Naquele momento, ainda não estávamos com nossa Especialização em Desenvolvimento Urbano implantada, mas já conseguimos participar como um dos dois eventos em Mato Grosso na programação do Circuito”.“Neste ano, já em nosso primeiro ano da Especialização e observando o quanto avançamos em tão pouco tempo, realizaremos um debate sobre o papel do saneamento para o acesso à moradia e à cidade. Essa discussão é fundamental na medida em que grande parte do território brasileiro apresenta sistemas de água e esgoto inadequados, impedindo, inclusive, o acesso à própria higiene, em uma situação agravada em tempos de pandemia”, afirma Lívia Fioravanti, Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Urbano do IFMT - VGD.

Com o II Cidade e Ambiente, a Especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT Várzea Grande contribui, juntamente com os demais eventos da programação do mês de outubro do Circuito Urbano, com reflexões sobre as questões urbanas e proposições de melhorias para um futuro urbano melhor. O cronograma de todos os eventos e a proposta do Circuito Urbano podem ser acessados AQUI (https://www.circuitourbano.org/).

Programação do II Cidade e Ambiente: saneamento para o direito à moradia e à cidade (Horário de Mato Grosso)

19:00h Abertura do evento
Dra. Lívia M. Fioravanti - Doutora em Geografia Humana pela USP. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Desenvolvimento Urbano do  Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT - Campus Várzea Grande).
Dra. Gabrielly Cristhiane Oliveira e Silva - Engenheira Sanitarista e Ambiental (UFMT); Mestra em Recursos Hídricos (UFMT); Doutora em Engenharia Civil, com ênfase em recursos hídricos e planejamento urbano (COPPE/UFRJ); Docente da Especialização em Desenvolvimento Urbano do Instituto Federal de Mato Grosso.

19:20h - 19:50h:  Crescimento e saneamento: o que há de básico para nós?
Dr. Rafael Pedrollo de Paes - Engenheiro Sanitarista (UFMT); Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG; Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento (USP); Professor Adjunto na UFMT.

19:50h - 20:20h: Saneamento ambiental em regiões metropolitanas: estudo de caso da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Me. Antônio Krishnamurti Beleno de Oliveira - Engenheiro Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Meio Ambiente (UFRJ); Doutorando em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ).

20:20 - 20:50h: Conflitos na cidade: água e moradia
Ma. Rayssa Saidel Cortez - Arquiteta e Urbanista (FAAC/UNESP);  Mestra em Planejamento e Gestão do Território (UFABC); Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território (PPG-PGT/UFABC), integrante do Laboratório Justiça Territorial (labJUTA), com pesquisa em segurança hídrica e comunidades vulneráveis.

21:50 - 21:15: Diálogos e encerramento

Outubro Urbano

O mês de outubro foi designado como Outubro Urbano, começando com o Dia Mundial do Habitat, na primeira segunda-feira do mês, e encerrando com o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro. Os temas norteadores da edição deste ano são “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e “Valorizando nossas comunidades e cidades”. Essa é a segunda participação do IFMT Várzea Grande no Circuito Urbano. Acesse AQUI a galeria da edição de 2019!

Para quem desejar emissão de certificados, especificamente do II Seminário Cidade e Ambiente, basta realizar a inscrição NESTE LINK.  A transmissão de todos os eventos do Circuito Urbano, inclusive do Cidade e Ambiente, será realizada pelo Canal do Circuito Urbano no Youtube