Inspirada por sua própria jornada, Lorrayne incentiva outros jovens a explorarem o mundo da arte
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande recebeu, recentemente, uma obra realizada pela estudante Lorrayne Campos Fialho, do 3º semestre do Curso de Desenho de Construção Civil.
Segundo Lorrayne, seu interesse por arte começou aos 11 anos de idade, de forma autodidata e foi incentivada pelos pais. A estudante conta que, no início, utilizava cadernos e lápis de cor para desenhar seus amigos, familiares e personagens de desenhos animados.
No início de 2023, Lorrayne descobriu o giz pastel oleoso, que se tornou sua nova ferramenta de expressão artística. Aos 16 anos, a arte se transformou em um refúgio, proporcionando relaxamento, leveza e tranquilidade em seus momentos livres. Ao ser indagada sobre as dificuldades em desenhar, reconheceu que "os primeiros passos foram desafiadores, mas a prática constante e a dedicação foram essenciais para alcançar os objetivos, tanto na arte quanto na vida".
Atualmente, Lorrayne está desenvolvendo um projeto artístico, que tem como tema central as ações da assistência estudantil. Em breve, suas obras serão apresentadas em uma exposição no campus.
Para a assistente social Carminha Visquetti, a história de Lorrayne evidencia a importância da escola em valorizar e fomentar os talentos dos jovens.
"Além disso, a oportunidade dela expor suas obras no IFMT representa um importante reconhecimento de seu talento e dedicação. Essa experiência pode ser um divisor de águas em sua jornada artística, pois abre portas para novas oportunidades, além de incentivar outros jovens a acreditarem em seus próprios potenciais".
(Materias da obra: papel A3 cor creme com gramatura 180; giz pastel oleoso e lápis de cor)
Por Carminha Visquetti, assistente social do IFMT Várzea Grande; com revisão de Cristiane Fronza (Jornalista/ASCOM)