Estudante de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande lança Guia de Finanças Pessoais

Publicado por: Campus Várzea Grande / 22 de Novembro de 2021 às 17:41

Débora Abitbol, discente do 6º semestre do Curso Tecnológico em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, durante o TCC, organizou um guia sobre finanças pessoais. O material foi elaborado a partir da live "Educação Financeira e Finanças Pessoais: Práticas para obter um melhor resultado com o seu dinheiro", realizada em 10/05/2021 por Magalhães et. al. (2021) e das cartilhas do SEBRAE/BA (2015) e do BANCO CENTRAL (2013).

O Guia é produto de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, Projeto Integrador II, sob orientação das professoras Dra. Gabrielly Cristhiane Oliveira e Silva e Ma. Rosana Aparecida de Andrade Silva, e está disponível para baixar NESTE LINK. Ao final da leitura, a autora solicita, gentilmente, que respondam a pesquisa sobre o trabalho, até dia 26 de novembro de 2021, DISPONÍVEL AQUI

UM GUIA PARA ORGANIZAR O PLANEJAMENTO E CONTROLE DO ORÇAMENTO PESSOAL
por DÉBORA DA SILVA ABITBOL

Organizar as finanças pessoais de forma simples e eficaz é uma tarefa que exige dedicação e planejamento. E o planejamento financeiro engloba entender a realidade atual e projetar um futuro. Parece uma tarefa fácil? É uma tarefa que exige disciplina e é extremamente necessária, por isso, este guia disponibilizará maneiras para organizar o seu planejamento e o controle das finanças pessoais.

Você encontrará neste guia: reflexões, sugestões de ferramentas e de análises para as decisões que você precisará tomar. Para auxiliar sobre a realidade atual, no capítulo 1 você compreenderá a utilização do dinheiro em relação às necessidades básicas do ser humano. Você também terá a oportunidade de fazer o levantamento de suas necessidades e desejos. Você sabe literalmente quais são suas necessidades atuais?

Já no capítulo 2, com a lista de suas necessidades, você definirá um futuro a ser almejado. Esta é a sugestão inicial para que você adquira um hábito virtuoso de conquistar seus objetivos, e ter a satisfação de transformar um sonho em realidade. Qual é o seu objetivo futuro?

O prazer de conquistar um sonho exige ter recursos financeiros, por isso este guia traz sugestão para o seu controle orçamentário. Você encontrará definições e exemplos de termos como despesas fixas e variáveis, para que você possa priorizar suas ações. E com os gastos anotados você fará a análise dos dados que compõem o seu orçamento. O mais importante na fase de controlar é que possua os dados e informações em mãos para fazer a análise: Seus recursos financeiros cobrem todos os gastos? O que faz com seu o saldo ao final do mês? Você deseja chegar ao equilíbrio financeiro?

As ferramentas sugeridas para o alcance de objetivos e metas foram selecionadas para auxiliar em sua organização financeira. Estas foram escolhidas entre conceitos e conhecimentos abordados nas diferentes disciplinas do curso de Gestão Pública e estarão destacadas ao longo do guia, como lembretes, para que possa verificar que a utilizamos de forma análoga. O uso de tais ferramentas poderão trazer benefícios e melhorias para a sua qualidade de vida. E este material anseia por colaborar com a conquista do equilíbrio financeiro das pessoas.

Veja mais: Gestão Financeira Pessoal dos discentes do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do IFMT Várzea Grande