O Controle Social é uma ferramenta que possibilita ao cidadão a participação ativa sobre a atuação do governo frente à administração pública. Diante da relevância do tema, as estudantes do 5º semestre de Gestão Pública do IFMT - Campus Várzea Grande, Karen Silva e Samira Borges, decidiram abordar essa temática em seu trabalho de conclusão de curso - TCC. Para orientar a construção desse trabalho o orientador escolhido foi o Professor Luiz Carlos dos Santos, devido a sua vasta experiência na área de administração e gestão.
Aceito o desafio, Luiz Carlos, juntamente com as orientandas, começaram a colocar a ideia em prática.
"O primeiro passo a ser definido foi a delimitação do assunto, uma vez que Controle Social é um conceito muito amplo. A intenção era fazer um recorte dentro desse tema a torná-lo mais específico. Sendo assim, as alunas escolheram trabalhar o Controle Social na Administração Pública Gerencial, tendo como objeto de estudo as percepções dos docentes das escolas da rede de ensino fundamental. Diante da diversidade de escolas, foram selecionadas sete escolas que estão localizadas no entorno do Campus do Instituto Federal de Várzea Grande", explicou o Orientador.
No dia 19 de março, a equipe iniciou a visitação nas escolas: Ednilson Francisco Kolling, Benedita Bernardino Curvo, Governador Garcia Neto, Jaime Veríssimo de Campos Júnior – “Jaiminho”, Irenice Godoy de Campos e Silva, Marlene Marques de Barros e Ary Leite de Campos.
"Em todas as visitas, a apresentação do projeto foi tratada diretamente com os diretores e coordenadores das escolas, de modo a apresentar a temática e ressaltar a importância do tema. Uma vez que os professores têm forte influência e atuação na sociedade e é através deles que o conhecimento é perpetuado. Nesse primeiro momento o intuito foi formalizar a apresentação e colher informações preliminares para a construção do projeto, valendo ressaltar a ótima receptividade ao projeto, enfatizando a importância do trabalho e colaborando com o projeto", finalizou Luiz Carlos.