Estudantes de Gestão Pública realizaram visita técnica ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Publicado por: Campus Várzea Grande / 11 de Março de 2019 às 17:49

No último dia 28 de fevereiro de 2019, estudantes das turmas do primeiro e segundo semestres do Curso Superior de Gestão Pública realizaram uma visita técnica ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Lá foram recebidos pelo servidor Neif Feguri, que explicou sobre a composição do Tribunal, sobre as câmaras, sobre as instâncias processuais e para conhecer as câmaras reunidas e o espaço memória.

Segundo Hellen Bucair, professora das turmas, essas visitas estão programadas dentro das Disciplinas "Estado, Governo e Administração" e "Políticas Públicas", como componentes práticos do curso. "Parto do pressuposto de que não existe como um gestor aprender realmente o que faz e como atua se não sair de sala de aula e visualizar como funcionará a sua atividade na prática".

"Na primeira disciplina meu enfoque é a apresentação dos três poderes e suas estruturas, por isso escolho um Órgão do Poder Judiciário (neste semestre o órgão escolhido foi o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, mas em anos anteriores já estivemos no Tribunal Regional do Trabalho), outro órgão do poder Executivo e também do Poder Legislativo. Conhecemos as estruturas, alguns gestores conversam com os alunos e ali ocorrem as trocas de experiências, sempre muito válidas e agregadoras", detalhou Hellen.

Já o enfoque na disciplina de "políticas públicas", além do conhecimento da estrutura desses poderes, "está no modo de elaboração de tais políticas pelos gestores, possibilitando que nossos alunos tenham a visão prática de atuação e a noção de que precisam também atuar ativamente enquanto profissionais, cidadãos e atores (co-autores) dessas políticas", explicou.

"Conversamos o semestre todo sobre a gestão participativa e os diversos atores sociais no levantamento das demandas e, nas visitas, os ensinamentos teóricos ganham maior materialidade", finalizou a professora.

Para o professor João Vitor Gobis, que acompanhou as turmas, "foi muito interessante porque lá a gente consegue fazer a visita acompanhada e nessa visita a gente percebe a história do tribunal, a construção desse aparato de justiça no estado, conseguimos perceber como esses processos chegam no tribunal, são encaminhados, por quem é julgado, quais são as instâncias e como elas funcionam".

"Isso é muito interessante pros alunos, porque eles observam essas dimensões na realidade teórica dentro das disciplinas, e futuramente eles vão ser gestores públicos, serão formados nessa área para gerir políticas públicas, gerir diferentes questões dentro das instituições públicas, então eles percebem como é que funciona essa constituição da justiça, até pra poder construir suas ações, construir as suas defesas e as suas demandas num futuro", esclareceu João.

Segundo o professor, "isso que é muito legal nas visitas: permite um crescimento grande tanto para os alunos quanto para os professores, ao mesmo tempo que torna essa condição de existência desse aparato de justiça, que é o Tribunal de Justiça, mais acessível, mais inserido em sociedade, pois quando eles recebem as pessoas eles têm condições de se colocar pra sociedade de forma mais evidente, mais inserida", finalizou.

LEIA MAIS: Acadêmicos de Gestão Pública visitam o Palácio da Justiça

Fotos da Coordenadoria de Comunicação do TJMT: ÁLBUM DA VISITA