Estudantes do segundo semestre do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizam, no dia 10 de agosto de 2024, o evento De olho na gestão, ação do projeto 'Ser Gestor é olhar para o outro'. Hellen Bucair, professora que realiza esse projeto sempre com os segundos semestres de TGP, dentro da disciplina de Políticas Públicas, explica que "a ideia do projeto é levar o aluno a vivenciar a atuação em políticas públicas no aspecto prático".
Segundo a professora, "sabendo que o cidadão é um ator de Políticas Públicas e que o Gestor Público precisa estar preocupado e atento às demandas públicas, a proposta do projeto instiga o aluno a 'colocar a mão na massa', trabalhando na arrecadação de alimentos e roupas para ajudar, de maneira concreta, alguma instituição de caridade". Ainda mais, para Hellen, "sabemos que existem inúmeras necessidades na sociedade e que esse trabalho não resolverá todas elas, mas pretendemos contribuir com pequenas gotinhas no oceano de mazelas sociais".
Desta vez a instituição escolhida por eles foi a AFON - Associação Filantrópica On-line, que presta um trabalho importante em Cuiabá e Várzea Grande com a população em situação de vulnerabilidade social. "No fim das contas, o objetivo é um só: ajudar uma instituição/família em situação de vulnerabilidade, respondendo, assim, de maneira muito prática, um pouco de uma das demandas sociais existentes - o atendimento das carências da população. Trata-se de política pública social, um tipo bem comum e amplamente estudado. Sabemos que um dos maiores gargalos da sociedade está justamente nisso moradia, saúde, educação... Afunilando nas políticas públicas do tipo 'políticas sociais', finalizou Hellen.
Segundo o projeto da turma, "o maior público do IFMT é de jovens, adolescentes e, sendo estudantes de Gestão Pública, devemos pensar no que estamos plantando para o futuro, de olhar para o outro e saber o que podemos fazer como cidadãos; então, escolhemos esses palestrantes que, além de lidar com esse público, são da nossa região, abraçaram nosso trabalho, que tem como objetivo ajudar a AFON".
SOBRE OS PALESTRANTES
"Eles irão contar sua trajetória, em que muitos jovens possuem o sonho de alcançar destaque em redes sociais. Com isso acreditamos contribuir para que, juntos, possamos construir uma sociedade que pensa em todos". A ideia da palestra surgiu da estudante Ana Claudia que, juntamente com os colegas Nadine e Evan Danilo, abraçaram a sugestão e já deram os nomes dos palestrantes, pois já possuíam contato.
"No evento, além dos palestrantes, nos intervalos, estaremos vendendo água, refrigerante, cachorro-quente e pipoca. E também estaremos com um bazar de roupas em ótimo estado de conservação a preço acessível. Todo o valor da arrecadação será revertido para a instituição na compra de cestas básicas", explicou Ana Claudia.
Leonardo Rondon
Leo Rondon, 27 anos, graduado em Ciências Sociais pela UFMT Cuiabá. Militante pelos direitos da juventude brasileira, faz parte da Juventude Revolução. Engresso do IFMT, foi membro da gestão do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha do Campus Octayde Jorge da Silva. Entre 2018 e 2019 coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes - DCE da universidade. Compôs a direção da União Estadual de Estudantes - UEE/MT, sendo responsável pela pasta de Políticas Educacionais da entidade. Atualmente, pré-candidato a vereador em Cuiabá. Rede Social: @leorondon13.
Guto
Também conhecido como Gutinho, é multiartista Mato Grossense, nascido e criado em Cuiabá. Possui Hits espalhados pela cena Mato Grossense como "Desceu a Serra" e "Ei, Gatinha" "Gutinho e os Planetas" "Baile do Gutinho". Guto vem conquistando espaço em MT com seus Hits dançantes e seu jeito único de fazer e propagar Arte. Já se apresentou em diversos Festivais, Escolas, Casas Noturnas e fez aparição em programas de TV e entrevistas em vários podcasts. Além disso, é estudante de Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Rede Social: @gutinho65oficial.
José Didier Provenzano
Tudo começou com uma brincadeira. A diversão era ‘trolar’ os amigos da faculdade Unirondon nas redes sociais, satirizando momentos particulares e postagens em seus perfis. A repercussão foi boa e logo surgiu a ideia de ampliar os alvos significativamente. Nascia então, no Facebook, em 2014 o ‘Xômano que mora logo ali’, um personagem fictício que conquistou os internautas cuiabanos. Oito anos depois, Xomano já tem um público fiel que não para de crescer. No Instagram, o influenciador e publicitário já soma 132 mil seguidores e mais de 300 mil no facebook. Agora, ele será gratificado pelo Prêmio Jejé de Oyá, representando a categoria Mídias Sociais. Rede Social: @xomanoquemoralogoali.