Estudantes do 5º semestre de Gestão Pública iniciam Projetos de Pesquisa para TCCs

Publicado por: Campus Várzea Grande / 11 de Novembro de 2020 às 22:11

Durante esta semana (09 a 13/11), estudantes do 5º semestre do Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública do IFMT Várzea Grande estão realizando pesquisas com estudantes do ensino médio e ensino superior do campus e com algumas organizações do município de Várzea Grande e Cuiabá, que estão sendo realizadas por meio de questionários online e entrevistas com o responsável pela organização.

Estas pesquisas fazem parte das disciplinas de Projeto Integrador I e Metodologia Científica, ministradas pelas professoras Pamela Miranda e Nilmara Meireles, respectivamente. Segundo Pamela, "Tais disciplinas trabalham com a elaboração de um Projeto de Pesquisa, cujo método seja a pesquisa ação". Durante o 6º semestre, esses estudantes finalizarão os projetos, após realizarem o Projeto Integrador II, com a apresentação dos TCCs.

"Parafraseando Thiollent, a pesquisa ação consiste essencialmente em acoplar pesquisa e ação em um processo no qual os atores implicados participam, junto com os pesquisadores, para chegarem interativamente a elucidar a realidade em que estão inseridos, identificando problemas coletivos, buscando e experimentando soluções em situação real", explicou Pamela Miranda. Partindo dessa definição, os(as) acadêmicos precisam: 1. Identificar um problema; e 2. validar esse problema. A partir disso, 3. precisam propor soluções para o problema, 4. implementar a solução e, por fim, 5. analisar os resultados da solução proposta.

Neste momento, com a aplicação dos questionários e/ou entrevistas, eles estão na fase 2: "buscando validar o problema inicial que eles identificaram, pois é preciso saber se realmente o problema que eles levantaram é um problema para os atores implicantes". Para Pamela, "Essa fase é muito importante, pois às vezes achamos que temos um problema, mas não temos; quem vai te dizer se esse problema é real ou não, se é importante ou não, é o próprio público alvo da pesquisa (atores implicantes)". "É como eu sempre falo: se você quer ajudar uma pessoa, pergunte a ela qual é o problema e como você pode ajudá-la e é justamente isso que estamos fazendo neste momento", finalizou a professora.

As pesquisas que estão sendo aplicadas neste momento são:

1. Percepção dos alunos do IFMT Campus Várzea Grande sobre o capitalismo e a geração de riqueza; Alunas responsáveis: Edylenne Mara Ney e Naylene Melonio Morais. Questionário disponível em: https://bit.ly/38sOFn0;
2. Pesquisa sobre Educação Financeira direcionada aos Jovens Alunos do 4º e 5º semestre dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio do IFMT Várzea Grande; Alunos responsáveis: Edilaine Benevides, Jairo Gomes Teixeira e Vania Ibanez Costa. Questionário disponível em: https://bit.ly/35hpba5;
3. Percepção dos alunos do IFMT Campus VG sobre a coleta seletiva de resíduos sólidos; Alunas responsáveis: Emannuelly Loise Ferreira de Jesus, Sebastiana Luiza de Souza Oliveira e Vânia Moreira de Andrade. Questionário disponível em: https://bit.ly/36oyMLG;
4. O papel da gestão escolar, sob a perspectiva da gestão democracia, para garantir a permanência dos alunas em sala de aula, em formato entrevista; Alunos responsáveis: Arielle Maria da Silva Santos e Kelly Cristina da Silva Oliveira;
5. Finanças Pessoais para os alunos do curso superior Tecnologia em Gestão Pública do IFMT Várzea Grande; Alunos(as) responsáveis: Aynan Simone Barbosa, Débora da Silva Abitbol e Maycon Silva Arruda. Questionário disponível em: https://forms.gle/1UQ2o4AS5iXdxBAH6;
6. Formação profissional para estagiários do sistema penitenciário de Mato Grosso, em formato entrevista; Aluna responsável: Bruna Cristina da Silva Gonçalves.