Estudantes do curso de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande distribuem marmitas e roupas para pessoas em situação de rua

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Maio de 2021 às 17:34

Hoje, dia 07 de maio de 2021, os estudantes do último semestre de Tecnologia de Gestão Púbica do IFMT Campus Várzea Grande, Kátia Marques de Souza Ramos e Ronnivaldo Whomerson de Campos Lemes, distribuíram marmitas e roupas para pessoas em situação de rua em Várzea Grande-MT. Essa é mais ação que os estudantes realizam em conjunto com o Centro de Referência Especializado para o Atendimento à População em Situação de Rua (Centro POP) do município.

A ação é resultado de uma campanha iniciada desde o ano passado e vinculada ao Trabalho de Conclusão de Curso de Kátia Ramos e Roonivaldo Lemes. Orientados pela professora Lívia Fioravanti, “os estudantes procuram elucidar as ações já realizadas pelo Centro-Pop de Várzea Grande, demonstrando de que forma esta instituição governamental colabora para amenizar a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua”. “Ademais, também têm contribuído com o Centro POP por meio de doações e pequenas intervenções”, explicou Lívia.

No dia 18 de dezembro de 2020, Kátia e Ronnivaldo, por meio de doações, conseguiram realizar um café da manhã para as pessoas em situação de rua que frequentam o Centro POP. Foram oferecidos café, chá, sucos, torradas, cachorro-quente e bolachas. Além disso, também foi um importante momento de confraternização, com conversas, músicas e orações.

Desde o ano passado, os estudantes também arrecadam roupas para entregar à instituição, que, por sua vez, atende a uma demanda contínua das pessoas em situação de rua que frequentam o local. A professora Lívia destaca que a ideia inicial dos estudantes era oferecer um almoço com sobremesa essas pessoas, contudo, “com o recrudescimento da pandemia e medidas de distanciamento social, o almoço foi substituído pela doação de 45 marmitas”.  Kátia e Ronnivaldo conseguiram, ainda, por meio de arrecadações, kits de higiene pessoal e contaram também com a doação da Sebastiana Luiza, estudante do 6º semestre de Gestão Pública, de 45 potes de sobremesas.

A professora Lívia Fioravanti lembra que as ações não se encerram hoje e as campanhas para arrecadação de roupas e alimentos continuam. Segundo ela, “o Centro POP realiza um trabalho de acolhimento fundamental às pessoas em situação de rua e toda ajuda é bem-vinda”. “Neste momento da pandemia, devemos ficar ainda mais atentos à vulnerabilidade das pessoas em situação de rua e intensificarmos as doações de comidas, roupas e itens de higiene pessoal”, finalizou.

Para a estudante Kátia Ramos, “estar executando este trabalho está sendo um ótimo aprendizado!”. “No início resolvi que queria saber mais sobre o mundo da população em situação de rua e em minhas leituras, li em uma reportagem que temos um Centro POP (que eu nem sabia o que era e nem o trabalho que é realizado por essa instituição) aqui em Várzea Grande. Quando eu fui visitar o local e conheci o Jovanil, pessoa que me apresentou o Centro POP e que me explicou tudo aquilo que ele e os servidores fazem junto à população em situação de rua, me apaixonei por este lindo trabalho e, após as nossas ações junto a essa população, vi o quanto é gratificante ajudá-los”, explicou Kátia.

Já para Ronnivaldo Lemes, “a percepção muda quando você passa a vivenciar parte do cotidiano das pessoas em situação de rua e pessoas em vulnerabilidade social”. “Fica evidente como é importante a valorização do convívio social para quem se encontra em uma situação ou em um momento difícil da sua vida, que precisa ter o apoio de uma estrutura familiar e social”, afirmou o estudante.

Kátia, Ronnivaldo e a professora Lívia agradecem, ainda, o coordenador do Centro POP de Várzea Grande, Jovanil Flores da Silva, mais conhecido como Jota, e que auxiliou os graduandos desde 2020 na compreensão do papel do Centro POP e na organização do café da manhã e doação das marmitas. Para saber mais sobre o projeto ou contribuir com doações, entre em contato com Kátia Ramos (65) 9252-0391 e/ou pelo e-mail katiatcc2020@gmail.com.