Nos dias 17 e 24 de maio de 2017, estudantes dos segundos semestres dos Cursos de Desenho de Construção Civil e de Edificaçoes do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Várzea Grande visitaram o município de Poconé, distante aproximadamente 100 km da capital. Lá, visitaram o SESC Pantanal e vários pontos turísticos da cidade.
O objetivo principal das visitas foi conhecer a biodiversidade Pantaneira, tendo como foco ações que visem a preservação e conservação do ecossistema, bem como aspectos culturais e sociais que permeiam estas comunidades. Para isso, acompanhados dos guias João da Silva e Alessandra, conheceram o Eixo Ambiental do Sesc Pantanal, que compreende o Centro de Interpretação Ambiental – CIA (onde tiveram uma palestra com a Gestora Ambiental, Lisana Gaio), o Borboletário, a Coleção Entomológica e o Formigueiro.
Na cidade de Poconé, guiados pelo Diretor de Turismo, Luiz Mateus, visitaram a Casa de Cultura, onde puderam conhecer mais sobre a Cavalhada e a história local, o Parque Temático da Mineração Beri Poconé e o Cantinho da Vovó Bem, um museu construído ao longo dos anos na casa de uma simpática senhora, a Dona Maria Piedade. Também tiveram a oportunidade de ir até o início da Transpantaneira e conversar com o dono de uma das pousadas da região, Guilherme Arruda.
Segundo a professora que levou as turmas, Natalya Parpinelli, "aparentemente eles gostaram muito e se interessaram pela aula, em conhecer parte da nossa cultura e ter contato com o Pantanal, tão falado na mídia, mas local que poucos conheciam".
Para Natalya, as aulas práticas e visitas técnicas auxiliam na visualização dos conceitos vistos em sala e o contato com a natureza fazem com que os estudantes vejam a importância das ações realizadas na cidade e que elas impactam nas comunidades próximas.
Veja algumas fotos na GALERIA ou a visita completa no ÁLBUM DO FACEBOOK.