I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande realiza segundo evento AMANHÃ

Publicado por: Campus Várzea Grande / 28 de Julho de 2020 às 13:03

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realiza, de 22 de julho a 02 de setembro de 2020, o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica, que pretende trazer a importância da pesquisa para a formação de jovens do ensino médio, graduação e pós-graduação através de debates, palestras e oficinas.

O segundo evento do Encontro será realizado amanhã, dia 29 de julho de 2020, às 19h00 (horário de Cuiabá), e tem como tema Ética e Pesquisa, com o professor do campus, Fábio Mariani, e o professor do IFMT Octayde Jorge da Silva, José Vinícius da Costa Filho. A mediação fica por conta da professora Larissa Mendes Medeiros. A transmissão ao vivo do evento será via canal do YouTube, que pode ser acessado aqui: bit.ly/canalifmtvgd.

Segundo o professor Fábio Mariani, "A ciência é produto da curiosidade humana, surge com o espanto da dúvida e se lança, metodicamente, na busca por respostas racionalmente verdadeiras; a essa busca, chamamos pesquisa científica, que adquire importância por nos ajudar a compreender melhor o mundo e o próprio ser humano, além de nos possibilitar refletir sobre os fins para os quais temos orientado nosso saber e nosso poder”.

“Como ideal, a pesquisa científica, ao produzir conhecimentos racionalmente válidos, humaniza o ser humano, o transcende da sua animalidade originária. Porém, para cumprir sua missão ideal, precisa envolver mais do que valores puramente cognitivos (produção do conhecimento em si) mas, também, valores éticos e políticos”, explicou Mariani.

O evento será transmitido pela internet todas as quartas-feiras às 19h00 (horário de Cuiabá-MT), até o dia 02 de setembro de 2020. O I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande é aberto ao público e a programação completa está na página: NESTE LINK -> https://www.even3.com.br/iepeic2020/.

EVENTO NO SITE: https://vgd.ifmt.edu.br/conteudo/evento/i-encontro-de-pesquisa-e-iniciacao-cientifica/.