Nesta quarta, dia 02 de setembro, às 19h, encerra-se o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande. Organizado pelo Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano (NEDUrb) e pela Coordenação de Pesquisa, o evento contou com sete encontros, fomentou o debate sobre o papel da Iniciação Científica e da Pesquisa e abordou temas como elaboração de projetos de pesquisa, ética e pesquisa e preenchimento de currículo lattes.
Na transmissão de hoje haverá uma exposição da pesquisadora Silvana Santos da Cruz, Coordenadora Agência de Inovação e Tecnologia | IFMT, sobre “Fluxo para depósito de patentes no IFMT e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial”. Em sequência, a pesquisadora e diretora geral do campus, Sandra Maria de Lima, e a arquiteta e Técnica de Laboratório da Construção Civil, Hellyda Sacal de Queiroz, ministrarão a fala “Criatividade e Inovação na Pesquisa Aplicada”. O evento de hoje será transmitido no canal do YouTube: https://youtu.be/9fOAjvDpYhQ.
Por fim, também haverá relatos das estudantes Polyana Barbosa Galvão e Karine Cameran Kopp. Polyana é ex bolsista do Projeto Se Essa Rua fosse Minha e atual bolsista da pesquisa de iniciação científica: Avaliação de Processos Participativos em Urbanismo Tático a partir das Ações do Projeto de Extensão Se Essa Rua Fosse Minha. Já Karine Cameran Kopp, egressa do campus, está cursando Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (IFMT Cuiabá), foi bolsista do Projeto de Extensão PlantART e voluntária do projeto de pesquisa “As alterações ambientais globais e a educação profissional e tecnológica: perspectivas sobre o ensino em Geografia”.
Este último encontro terá a mediação da professora e geógrafa Lívia Fioravanti, também coordenadora da Especialização em Desenvolvimento Urbano e líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano.
Para Fernanda Marques Caldeira, Coordenadora de Pesquisa do IFMT-VGD: “Para a Iniciação Científica, esse tipo de evento, contribui no sentido de mostrar aos estudantes as possibilidades que a pesquisa proporciona durante sua permanência na instituição". "Essas possibilidades refletem na escolha de uma profissão, na continuação de seus estudos e na forma como encaram o mundo. Sem dúvidas, os estudantes que atuam em projetos, seja como bolsista ou como voluntário, desenvolvem habilidades únicas, que só uma experiência como essa, de pôr em prática o conteúdo estudado, pode trazer. A programação foi pensada de forma que proporcionasse reflexão, aprendizagem e motivasse o envolvimento dos estudantes com a pesquisa. O ganho desse tipo de evento é incalculável para a instituição e principalmente, para os estudantes", explicou Fernanda.
Integrando a Comissão Organizadora do Evento, Lívia Fioravanti agradece a participação de todas e todos. “Contamos com participação de pesquisadoras e pesquisadores de diversas instituições e regiões do Brasil, em um debate comprometido com a pesquisa e a ciência". "Além disso, incentivamos ainda mais a participação dos estudantes do nosso Ensino Médio e Graduação e aprofundamos alguns temas já realizados pela nossa Pós-Graduação, com elaboração de projetos de pesquisa", finalizou Lívia.
Leia mais sobre o evento:
Começa hoje o I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande
I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica do IFMT Várzea Grande realiza segundo evento AMANHÃ
I Encontro de Pesquisa e IC realiza hoje palestra sobre Introdução à Pesquisa Operacional
I Encontro de Pesquisa e IC realiza hoje fala "Elaborando Projetos de Pesquisa"