Nesta sexta-feira (11/04), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), abre 10 vagas para bolsistas que atuarão como formador externo no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), vinculado ao Programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga, que visa a capacitação de comunidades tradicionais (Indígenas, Quilombolas, Acampados e Assentados da Reforma Agrária, Ribeirinhos) e grupos em vulnerabilidade social (catadores, migrantes e outros).
Neste Processo Seletivo, poderão se candidatar profissionais externos com formação na área do curso, para atuação nos seguintes campi: Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Sorriso, Bela Vista, São Vicente, Confresa e Primavera do Leste. Os colaboradores formadores selecionados auxiliarão o coordenador do projeto nas atividades de extensão necessárias para a execução do projeto, conforme as orientações recebidas.
A bolsa mensal na modalidade de formador externo, será no valor de R$600,00, destinada ao bolsista formador, com carga horária de 20 horas semanais. O pagamento será realizado em 10 parcelas, totalizando R$6.000,00.
As inscrições serão realizadas até 21 de abril de 2025, exclusivamente por meio do envio dos documentos solicitados, para o endereço eletrônico: ficpedro@ifmt.edu.br. A documentação exigida para inscrição consta no Edital Complementar N° 2/2025 (Clique aqui para conferir).
Os colaboradores formadores, bolsistas, a serem selecionados deverão:
a) Ter formação na área do curso ou afins - Considerando a especificidade para cada projeto;
b) Não ser beneficiário de outro tipo de bolsa do IFMT ou do sistema público, ou de outros órgãos de fomento, exceto os beneficiários de programas especiais do Governo Federal;
c) Apresentar disponibilidade de tempo e dedicação às atividades do curso de 20 horas semanais;
d) Na relação de compromisso entre o IFMT, o colaborador bolsista não terá a sua função caracterizada como cargo ou emprego, não gerando vínculo empregatício de qualquer natureza e, consequentemente, não tendo validade para contagem de tempo de serviço;
e) É vedado possuir grau de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o 3° grau com o Coordenador do projeto.
As vagas disponíveis com seus respectivos quantitativos e locais de trabalho estão especificadas no Edital Complementar N° 2/2025.
O Processo Seletivo será realizado apenas em 02 etapas, de caráter classificatório, compostas pela Análise da Documentação entregue pelo candidato e pela Entrevista. O funcionamento das etapas estão detalhadas no Edital.
Dúvidas decorrentes do Edital Complementar N° 2/2025 poderão ser direcionadas para o e-mailficpedro@ifmt.edu.br
Matéria relacionada: IFMT divulga inscrições de Programa de Extensão para capacitação de comunidades tradicionais