IFMT Várzea Grande realiza Palestra com Edson Petronilho

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Junho de 2022 às 15:29

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realiza, dia 10 de junho, às 08h00, a palestra O trajeto para conquistar o respeito e sucesso como Técnico em Edificações e Desenho de Construção Civil, com Edson Petronilho, Diretor de Pesquisa e Projeto da da empresa Petronilho e Associados Tecnologia da Construção LTDA.

Segundo Sandra Maria de Lima, professora que organizou a palestra, "a intenção é fazer com que nossos alunos tenham uma visão melhor do mundo do trabalho, qual a atuação dos técnicos em desenho de construção civil, dos técnicos em edificações no mundo do trabalho, e apresentar para eles profissionais de sucesso que conhecem a carreira de todos os profissionais da área de construção civil e sabe valorizar o papel de cada um nessa cadeia produtiva tão importante do nosso país".

Além disso, "o Edson Petronilho é um ícone sobre concreto no Brasil e no mundo, mas, para além disso, ele tem uma história de vida, de superação, ele viveu os horrores da ditadura, foi extraído da sua família, e superou tudo isso com muita garra, com muita luta, com muita vontade de vencer, além de tudo ele também é autista, então ele mostra como é possível superar todas as adversidades impostas pelo dia-a-dia, pela rotina, por um país, por tudo e chegar a um caminho de estabilidade emocional e também financeira", explicou Sandra.

A palestra é voltada para estudantes dos terceiros semestres de Edificações e Desenho de Construção Civil e será disponibilizada depois.

Histórico de Petronilho

Petronilho tem uma vida inteira dedicada à tecnologia do concreto e à viabilidade de suas aplicações. Com uma equipe de engenheiros altamente especializados na disciplina, atua como consultor no mercado urbano de edificações nas capitais, nas obras industriais e de infraestrutura em todo o Brasil, e nas obras de concreto arquitetônico em diversos países.

Foi um dos pioneiros no manejo de grandes volumes de concreto massa refrigerado no Brasil, com a construção de barragens nas décadas de 70 e 80. Atualmente dedica-se ao estudo, divulgação e emprego do concreto durável cuja expectativa de vida saudável, sem patologia, chega aos 100 anos.

O Foco do trabalho orientado pelo Petronilho é a viabilização financeira de empreendimentos que utilizam o concreto como insumo relevante, pelo uso de inovações de tecnologia. Atua ofertando soluções para execução rentável de serviços em concretos gelado, impermeável, anti-radioativo, subaquático, autoadensável, autonivelante, e tantos outros em grandes projetos de engenharia como shopping centers, hospitais, estádios, edifícios comerciais e residenciais, portos, aeroportos, barragens e usinas de concreto. O Petronilho é autista.