II Fórum da Assistência Estudantil do IFMT Várzea Grande levanta demandas para o Fórum Estadual

Publicado por: Campus Várzea Grande / 24 de Outubro de 2019 às 17:08

Nos dias 21 e 22 de outubro de 2019 o Núcleo de Assistência Estudantil - NAE realizou o II Fórum Local de Assistência Estudantil do IFMT Várzea Grande. Este é o momento em que se dialoga com a comunidade sobre a Assistência Estudantil, com objetivo de possibilitar a construção e gestão democrática do Programa.

Segundo a Assistente Social do campus, Carminha Visquetti, "o Fórum é um evento anual que antecede ao Fórum Estadual de Assistência Estudantil do IFMT e tem como objetivo esclarecer sobre o Programa de Assistência Estudantil, socializar as experiências exitosas e levantar os desafios para a execução do Programa no campus".

Para a estagiária Renata Moura, o fórum "foi um espaço muito rico, onde os alunos beneficiários fizeram seus apontamentos, trazendo os pontos positivos e onde a assistência pode melhorar". "Para nós, enquanto estudantes de Serviço Social, é uma grande experiência, possibilitando entender as demandas desses alunos e vislumbrar caminhos a seguir na intenção de dar maior efetividade a esses programas", explicou Renata.

Para estudante e integrante da Comissão Local de Assistência Estudantil, Elias Vasco, este II Fórum foi de imensa importância para os estudantes e para a comissão, "porque foram dois dias de muita discussão e interação dos participantes". Segundo Elias, durante o evento "foram levantados pontos positivos, negativos e sugestões para o melhoramento da assistência estudantil nas diversas modalidades que a assistência atende".

Segundo Elias, "o principal objetivo do Fórum é essa interação dos alunos com o pessoal do NAE, que escutou os anseios e dificuldades dos alunos no seu dia-a-dia escolar, para que nos próximos editais e atividades realizadas pela comissão possam amenizar e atender estes anseios e dificuldades apresentadas". "Quero destacar a participação efetiva dos alunos neste fórum em relação ao do ano passado, concluindo, assim, que alguns pontos e sugestões apresentadas neste fórum não foram apresentados no fórum do ano passado, e isso justifica a realização do fórum anualmente, porque a realidade do nosso cotidiano se transforma diariamente", observou o estudante.

Helena Nascimento, também estagiária do NAE, acredita que "participar do Fórum da Assistência foi uma experiência muito significativa, porque esse tipo de atividade nos permite olhar e ouvir os/as alunos/as e como os auxílios e bolsas estão contribuindo para sua permanência dentro da instituição". "É dentro desses espaços que a equipe encontra ainda mais vontade pra continuar seus trabalhos, pois diante das falas, pontos positivos e negativos apareceram, mas sugestões também foram citadas, ou seja, dentro do campo da coletividade esse diálogo foi indispensável para podermos pensar em estratégias de melhorias e ampliação dos trabalhos prestados", finalizou Helena.