Lançado Edital 06/2021 que selecionará estudantes para Auxílio Alimentação

Publicado por: Campus Várzea Grande / 12 de Abril de 2021 às 13:07

A DIRETORA GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO IFMT Campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria no 871, D.O.U 20/04/2017 torna público o Edital 06/2021, referente ao Processo seletivo interno de estudantes do campus para Auxílio na modalidade Alimentação.

A inscrição do candidato no processo seletivo implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, às quais o mesmo não poderá alegar desconhecimento. Os/As estudantes interessados/as em participar da seleção deverão:

a) Estudantes em situação de vulnerabilidade social deverão preencher devidamente a ficha de inscrição disponibilizada pelo campus em https://forms.gle/oqT9BK6B8WciMWxLA;
b) A inscrição será realizada no período de 08h00 de 12 de abril até às 17h00 do dia 22 de abril de 2021.

O apoio financeiro para Alimentação é destinado à estudantes regularmente matriculados(as) nos cursos do IFMT Várzea Grande em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, incluindo pessoas com deficiência, regularmente matriculadas/os em componentes curriculares flexibilizados no período letivo 2021/1. O Edital de Auxílio Alimentação contará com 60 vagas para bolsas auxílio no valor de R$ 150,00 (Cento e cinquenta reais cada), por um período de 5 (cinco) meses.

Poderão participar deste edital:
a) estudantes regularmente matriculados nos 1os (primeiros) semestres em cursos do IFMT/Campus Várzea Grande no ano letivo 2021/1;
b) estudantes com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
c) Demais estudantes que julgam necessitar do benefício.

Para fins de seleção neste edital, a situação de vulnerabilidade socioeconômica poderá ser comprovada via:
a) ingresso por Ações Afirmativas, em Cotas de Renda;
b) lista de classificação em processos seletivos nas diversas modalidades da assistência estudantil no ano de 2020 que ainda não tenham sido contemplados;
c) diagnóstico feito pelo campus sobre a situação de vulnerabilidade dos estudantes;
d) cadastro em Programas Sociais de Transferência de Renda do Governo com Número de Identificação Social Ativo (NIS).

O objetivo deste processo é selecionar estudantes do IFMT Várzea Grande com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, regularmente matriculados nos cursos presenciais, para fins de concessão de Auxílio Estudantil para Alimentação considerando a retomada do calendário acadêmico por meio de atividades não presenciais em função da pandemia da COVID-19.

Neste vídeo, a psicóloga do campus, Fernanda Zanata, explica tudo sobre o Edital 06/2021, que trata da seleção de estudantes em vulnerabilidade para recebimento de auxílio financeiro para alimentação: