No dia 05 de abril de 2017, quarta-feira passada, o diretor do IFMT Alta Floresta, Júlio César dos Santos, veio até o campus Várzea Grande falar com os estudantes que irão participar do Expedições Seculares 2017. O tema apresentado foi "Rikbaktsa: Entre Histórias, Relatos e Memórias".
Júlio palestrou sobre a colonização do norte de MT e a influência disso nos povos e terras indígenas, além de dar dicas importantes para os quase 80 expedicionários desta edição do projeto, que irá visitar duas aldeias indígenas próximas a Juína, noroeste do MT. "Vai ser uma experiência de vida transformadora!", afirmou Júlio.
Assista um trecho da palestra -->> CLIQUE AQUI.
Durante a visita, que ocorrerá de 18 a 21 de abril de 2017, os professores farão exposições específicas de cada área, os estudantes farão apresentação de dança, participarão de competições de arco e flexa e futebol, com os indígenas, além de fazerem uma imersão na cultura Rikbaktsa, conhecidos como canoeiros, pois a região é cortada pelo rio Juruena.
O Projeto de Ensino Expedições Seculares tem como objetivo planejar e executar visitas técnicas e aulas de campo à locais que possibilitem trabalhar as questões étnico-raciais in loco e de forma interdisciplinar. Em 2015, os estudantes visitaram duas aldeias do povo Pareci, próximo à Campo Novo. Em 2016, a visita foi realizada em Cáceres, Vila Bela e comunidades quilombolas. Saiba mais AQUI.
Veja como foi a Edição de 2016: Expedições Seculares visitou Cáceres, Vila Bela e comunidades quilombolas