Palestras para o Curso Superior de Gestão Pública trazem informações extra-classe para estudantes

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Abril de 2019 às 14:46

Estudantes do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande, através da escuta de importantes palestras, recebem muitas informações extras, tiram dúvidas e entendem mais sobre a função do gestor público. Para Hellen Bucair, professora do curso e organizadora de vários eventos para os estudantes, "o futuro gestor público precisa entender o que faz um gestor em todos os campos de atuação, para que possa escolher em qual área atuará".

"Nesse sentido, as palestras que levamos ao nosso campus têm acrescentado muito à construção do conhecimento acadêmico e têm ajudado também na definição de afinidades profissionais. Vários acadêmicos fizeram questionamentos sobre as questões trabalhadas por nós em sala de aula e entenderam que são componentes do processo de gestão participativa, são atores de políticas públicas enquanto cidadãos e estudantes, representando nichos importantes na sociedade", relatou Hellen.

O campus recebeu, no dia 14 de março de 2019, o advogado e Doutor em Direito, Geandre Bucair, para falar com as turmas do primeiro e quarto semestres de Gestão Pública sobre Direito processual. Segundo Hellen, foi observado o interesse da turma de calouros(as) pelo poder Judiciário desde quando realizaram a visita ao TJ/MT. "Ele trouxe para a sala de aula conhecimentos práticos acerca deste poder, princípios processuais e noções de processo civil e trabalhista", explicou.

Para o estudante José Santana, a palestra foi de grande valia, pois "esplanou de forma clara o nosso Direito Brasileiro, abordando vários temas, como Jurisdição Estatal, Jurisdição Arbitral, conceitos, fontes, princípios processuais e outros". Segundo José, o evento contribuiu muito, enriquecendo seu conhecimento.

Segundo Geandre Bucair, "trazer para os alunos as experiências vividas no âmbito do Poder Judiciário como a sua composição, o trâmite processual, as análises dos juízes e o comportamento das partes envolvidas num litígio, faz com que eles tenham o conhecimento prático do real funcionamento desse poder". "Fiquei impressionado com o interesse dos alunos sobre o assunto. As discussões surgidas em sala se compararam, inclusive, com aquelas dos cursos de Direito, o que demonstra estarem sendo bem preparados em suas formações", finalizou o advogado.

A segunda palestra foi no dia 29 de março, sobre "Políticas Públicas sob a ótica do gestor legislativo", realizada pelo vereador de Cuiabá, Felipe Wellaton. O evento contou com a presença dos 1º, 2º e 6º semestres do curso. Segundo Hellen, o vereador pontuou sobre os entraves na política enquanto gestor de demandas e sobre a necessidade da participação ativa da sociedade. Além disso, ele "falou sobre as funções do legislativo, especialmente no tocante à fiscalização. Penso ser de extrema importância o diálogo com nossos alunos, para, mais uma vez, trazermos a prática para dentro de sala de aula", finalizou a professora.

Para Bruna Cristina Da Silva Gonçalves, ex-estudante do Curso Técnico em Logística integrado ao Ensino Médio do campus e agora aluna do segundo semestre de Gestão Pública, "a palestra foi ótima!". "Felipe Wellaton, buscou compartilhar as suas experiências no cargo como vereador e a importância da gestão pública, respondeu nossas perguntas a respeito da secretaria dos 300 anos de Cuiabá, da Santa Casa, CPI, dentre outras, falou um pouco sobre seu aplicativo "Pra Cima", além de compartilhar sua opinião a respeito da CPI do paletó, CPI da saúde, a redução da tarifa de ônibus, o novo pronto socorro de Cuiabá e a taxação dos aplicativos de transporte individual (Uber)", explanou Bruna.

Ao final, Felipe sorteu alguns exemplares de livros diversos e um dia com ele na atuação como gestor, dia em que o(a) estudante acompanhá todo o trabalho durante um dia inteiro, como se fosse vereador também. Para Hellen Bucair, outra coisa interessante foi a participação nas palestras de outras pessoas de fora do curso, que viram sobre o evento fizeram a inscrição pelo site.

Sobre o PRA CIMA

O PRA CIMA estreita seu contato com a prefeitura e com diversas Secretarias Municipais da cidade de Cuiabá. Funciona assim: Você indica uma melhoria ou dá uma sugestão e a gente envia direto para quem PODE e DEVE resolver seu problema. Somos a ponte de denúncia entre o cidadão e o poder público municipal!

Avaliação no APP, em 5 de dezembro de 2018: Com esse App é possível fazer sugestões e denunciar problemas que vemos todos os dias em nossa cidade e em diversas áreas de infraestrutura, saúde, educação, transporte, meio ambiente, segurança e outros. É possível ainda sugerir um projeto de lei para as autoridades e acompanhar e opinar sobre as votações que acontecem na Câmara dos Vereadores. É App tem uma proposta muito boa e inovadora. E serve para as pessoas que querem fazer parte do mandato dos vereadores e ter a oportunidade de participar também.

--------------------------

ATENÇÃO! Lembrando que as inscrições para o processo seletivo para iniciar o curso de Gestão no segundo semestre de 2019 já estão abertas e as inscrições para a pós-graduação em Gestão Pública EaD também.

Lançado Edital do Vestibular 2019/2 com 405 vagas em 5 campi

Abertas inscrições para cursos de pós-graduação a distância ofertados pelo IFMT