Professor do IFMT Várzea Grande defende tese de Doutorado em Física

Publicado por: Campus Várzea Grande / 4 de Junho de 2021 às 16:47

Na sexta-feira passada, dia 28 de maio de 2021, o Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande, Douglas Gonçalves de Lima, defendeu sua tese de Doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, pelo Programa de Pós-Graduação em Física, com o tema ”Investigação Teórica e seletividade de monômeros a partir do glifosato para obtenção de Polímeros Molecularmente Impressos", com orientação do Dr. Jorge Luiz Brito de Faria e coorientação de Deiver Alessandro Teixeira.

Segundo Douglas, "a conclusão desta etapa é um privilégio e, na educação pública brasileira, é o sonho de muitos professores". "Ter esse sonho realizado me proporcionará a oportunidade de cumprir o papel de educar da melhor forma possível. Sou grato ao IFMT, em especial ao campus de Várzea Grande, pelo apoio que recebi", explicou.

RESUMO: O presente trabalho apresenta o estudo da seletividade de monômeros por meio de cálculos quânticos com o uso da Teoria do Funcional de Densidade, (TFD) pelo método B3LYP no conjunto de base 6-31+g (d, p) como fase de pré-seleção. Os resultados alcançados conduziram o estudo em procedimentos experimentais da Impressão Molecular de Polímeros (MIP), instrumentos capazes de reconhecer substâncias muitas vezes nocivas à saúde e ao meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com o Instituto de Química da Unesp de Araraquara, sob orientação da professora Dra. Maria Del Pilar Taboada Sotomayor. Espera-se que a partir daí, novas pesquisas em eletroquímica sejam desenvolvidas no IFMT no desenvolvimento de sensores em estudos relacionados a alimentos.