Projeto de Gestão Participativa arrecada alimentos para pessoas em vulnerabilidade social

Publicado por: Campus Várzea Grande / 2 de Junho de 2023 às 17:33

Estudantes do 2º semestre de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande realizam, até dia 07 de junho, uma Campanha de Arrecadação de Alimentos não perecíveis como parte de um projeto realizado para a disciplina de Políticas Públicas.

A professora Hellen Bucair explica que: "desde o semestre passado eu faço esse trabalho, que tem por finalidade fazer com que eles vivenciem as políticas públicas na prática, e não tem como você vivenciar sem colocar a mão na massa e sem você procurar saber quais as demandas existentes dentro da sociedade".

Segundo Guilherme Dias da Costa, um dos organizadores da campanha, baseada no Projeto 'Ser gestor é olhar para o outro', além do envio de ofícios para empresas/órgãos poderem participar na arrecadação e da caixa deixada no campus para quem quiser doar, no dia 07 de junho, a partir das 19h00, será realizado um Festival do Espetinho, "que está sendo realizado para arrecadar dinheiro para transformar em cestas básicas".

"A doação terá como destino ajudar famílias extremamente carentes e em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, sem o alimento, pois assim estaremos contribuindo dando condições para que estas famílias avancem mais uma etapa de suas vidas com o mínimo de dignidade; as famílias são escolhidas através de busca-ativa realizada por todos acadêmicos do curso de GESTÃO PÚBLICA do segundo semestre", explicam a equipe em Ofício.

'Ser gestor é olhar para o outro': Projeto de Arrecadação de Alimentos

"Na verdade, o segundo semestre faz dois trabalhos: o primeiro trabalho é no primeiro bimestre, e eles já fizeram, inclusive, que é o levantamento de demandas; o segundo trabalho, que é o trabalho de finalização da disciplina, eu passo esse outro, que é o 'Ser gestor é olhar para o outro'. Eu iniciei ele no semestre passado com uma campanha de Natal em que os alunos fizeram uma arrecadação de 25 cestas básicas, que entregamos no campus e foi super legal".

"Porque na realidade eu passo só o projeto para eles: 'Olha gente, ser gestora é olhar para o outro, vocês precisam escolher uma instituição de caridade ou pessoas que tenham necessidades e auxiliá la de alguma forma... agora, o que vocês vão fazer para resolver isso, aí é com vocês, é a logística de vocês, é a criatividade de vocês. Então, eles bolaram essa campanha de arrecadação, no final eles vão me apresentar um relatório, fazer um powerpoint para explicar o passo a passo que foi feito até chegar naquela ação específica".

"Para mim não importa o que eles estão fazendo em termos de nota, desde que eles consigam, ao final, se organizar para ajudar alguém, entendeu? Esse que é o objetivo do projeto. E dessa forma eles passam a vivenciar os problemas sociais de uma maneira mais efetiva, colaborando com a questão da gestão participativa", finalizou Hellen.