Projeto do Curso de Tecnologia em Gestão Pública ensina a gerir na prática

Publicado por: Campus Várzea Grande / 14 de Dezembro de 2022 às 17:46

Professora Hellen Bucair faz estudantes de Gestão Pública colocarem a mão na massa para aprenderem como
ser um bom profissional da área

Estudantes do segundo semestre do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande realizaram, durante o ano de 2022, dois projetos práticos com a professora Hellen Bucair:

“No segundo semestre eu ministro a disciplina de políticas públicas e nessa disciplina geralmente eu trabalho com uma avaliação tradicional no primeiro bimestre e depois, no segundo bimestre, eu trabalho com projeto de demandas, só que desde o primeiro dia de aula eu já passo para eles o projeto para que eles possam ir pensando nas demandas que eles gostariam de resolver, e aí a conclusão se dá no segundo bimestre. Neste semestre eu fiz dois trabalhos grandes, o do levantamento de demandas e um outro, que é um projeto, chamado ‘Ser gestor é olhar para o outro’.”

No projeto de demandas, realizado desde o início do semestre, os(as) cada um dos discentes deve escolher um problema público e tentar solucioná-lo, sozinho, esse trabalho é sempre individual. Segundo a professora Hellen: “Eu tento fazer com que eles reflitam sobre um problema desde a primeira aula, ‘gente olha quem aí conhece os serviços públicos e tem problemas?’, porque muita gente nem consegue reconhecer que utilizam os serviços públicos, e aí eu vou levando eles à análise, ‘olha, não tem nada que te incomoda?’ e vão listando os incômodos vivenciados no bairro em que residem, no entorno do trabalho, dentre outros... O projeto é basicamente isso", afirmou.

“A evolução ao longo do semestre é muito legal, porque eles vão tomando a consciência da questão da gestão participativa, que é a minha meta o tempo todo. Nós fazemos parte do processo, somos “atores” de políticas públicas e eles vão assumindo esse papel durante o tempo em que estamos juntos”, explicou Hellen. Mesmo já tendo realizado esse projeto antes, ela se diz encantada com as apresentações desse semestre, “porque, de fato, vários conseguiram resolver as demandas, demandas difíceis, buraco no asfalto, iluminação pública, placas verticais de sinalização, de quebra-molas... Eles se empenharam muito e conseguiram. E mesmo aqueles que não tiveram a demanda solucionada me encantou porque envidaram esforços e não se contentaram com o primeiro “não” que receberam. Concluíram o trabalho dizendo que seguirão tentando até finalizar a demanda. É nítido o quanto eles evoluíram neste tempo”.

Sobre as apresentações, Hellen relatou: “Me surpreendeu muito a autoridade com que eles falaram, realmente entenderam que são parte do processo de elaboração de políticas públicas. Não é a primeira vez que faço esse trabalho, todo segundo semestre eu faço, mas dessa vez, além deles terem feito lindamente, se empenharam. Eu fiquei muito encantada com eles, e de fato foi muito bonito o trabalho que eles fizeram”.

Duas das alunas, além disso, apresentaram esse projeto na JENPEX 2022:

“Políticas públicas, resumidamente, é o conjunto de decisões e problemas da sociedade a serem resolvidos. Já as demandas, podem ser, por exemplo, reivindicações de bens e serviços, como saúde, educação, estradas, transportes e segurança pública. Durante as aulas nos foi proposto pela professora Hellen Nery o projeto de ‘Demandas Públicas’, onde cada aluno trouxe uma ou mais demandas a serem solucionadas ao longo do bimestre, para que, assim, tivéssemos a experiência de resolver um problema público e ver que sim, a maioria são passíveis de serem resolvidos”.

Segundo Ana Luísa Deniz, que apresentou seu trabalho na JENPEX 2022, junto à colega Ana Beatriz Coelho, “apesar de nem todos terem sido solucionados, o projeto teve como finalidade principal mostrar caminhos e compartilhar experiência entre os colegas e familiares para que isso vire rotina na vida das pessoas. Ademais, o projeto sobre ‘Demandas públicas’ “foi extremamente importante e pode alertar os futuros gestores públicos que existem maneiras de resolvermos problemas próximos a nós, e que, ao obtermos êxito, compartilhamos nossas experiências e onde devemos buscar ajuda”, explicou Ana Beatriz.

Para a aluna do curso, Íris Rezende, "o trabalho da Demanda nos fez olhar para problemas diários no qual só reclamávamos e pouco buscávamos a solucionar". Segundo ela, a professora Hellen "nos fez enxergar que para tudo tem meios de chegar à solução, a importância da ouvidoria do poderes públicos e que por ela chegaremos à solução". "Minha demanda ainda não foi atendida, mas cada demanda atendida da sala, nos deparamos com a realidade de que sim, é possível, solicitarmos e sermos atendidos pelo poder público e, com isso, nossa sede por solução só cresce e não vamos parar por aí: reclamar nunca mais, vamos atrás da solução!".