Projeto Ocupação Literária recebeu Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense

Publicado por: Campus Várzea Grande / 10 de Maio de 2019 às 16:50

No dia 07 de maio de 2019 o Projeto Ocupação Literária do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, coordenado por Jelder Cerqueira, Juliana Curvo e Jorge Foseca, recebeu exibições da Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense, com a participação do diretor Luiz Marchetti e performance do poeta Caio Augusto. Os curtas exibidos foram Palavras, de João... e Horário obrigatório da poesia, de Luiz Marchetti.

Após a exibição, Caio Augusto interpretou algumas poesias do seu livro Manifesto da Manifesta: "O livro-livre faz seus movimentos e cada vez mais arquiteta as próximas revoluções poemáticas", publicou o poeta em rede social. O autor também sorteou alguns exemplares entre a turma. Caio deu 03 minutos para que escrevessem o que viesse à cabeça, assinando, e seriam sorteados 05 papéis para ir à frente ler o que escreveu e ganhar o livro autografado. Dentre os sorteados, destacou-se Felipe Gabriel, que leu sua poesia:

Ao final, Luiz Marquetti contou um pouco sobre sua formação (que foi primeiro em teatro, depois em dramaturgia e, por fim, foi estudar cinema na Inglaterra) e trabalho em cinema: "a ideia hoje aqui é aproximar um pouco a fronteira da literatura, a criação da dramaturgia, a criação do roteiro, para o audiovisual". O diretor explicou que o no audiovisual você pode criar além daquilo que você lê, acrescentando imagens e sons para criar um contexto, "e é essa multiplicidade de significados, a capacidade que a gente tem de pensar diferente, que é a verdadeira força da palavra".

"O que o Caio mostrou aqui pra gente é a interpretação e a capacidade dele de reassociar... aquilo que você imaginou, até em qualquer poesia que ele falou, não é igual a dele; isso que é o bonito, isso que é a liberdade, a forma que ele mostrou, inclusive da gente experienciar, vivenciar a poesia, é a celebração da diversidade, e o audiovisual tem esse grande poder!", afirmou Marquetti.

Sobre a Semana REC-MT

O Cineclube Coxiponés realiza até dia 11 de maio a Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense, que é a exibição de 36 filmes produzidos em Mato Grosso, em várias cidades e espaços do Estado. Todas as sessões são seguidas por conversas entre os participantes, realizadores e coordenadores das ações cineclubistas.

A REC-MT foi constituída na última Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL 2018, realizada pelo Cineclube Coxiponés/UFMT), e congrega ativistas e instituições culturais de diferentes localidades de Mato Grosso que investem em atividades de difusão, debate/reflexão, pesquisa e realização audiovisual.

Sobre a MAUAL

A Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT tem como meta o desenvolvimento do audiovisual em Mato Grosso. Ao longo dos anos, vários painéis, seminários, oficinas e mostras diversificadas foram oferecidas como forma de suscitar debates e estimular a prática do audiovisual. Muitos dos jovens realizadores e produtores que participaram da Mostra de Audiovisual Universitário da UFMT hoje são profissionais atuantes dentro e fora do estado.

Mais de 30 filmes produzidos em Mato Grosso serão exibidos em diversos espaços culturais nesta semana

Rede Cineclubista exibe 36 filmes mato-grossenses em oito cidades do Estado