Projeto Saúde e Sexualidade na Adolescência realizou VI oficina

Publicado por: Campus Várzea Grande / 14 de Maio de 2018 às 17:51

Na última sexta-feira, dia 11 de maio de 2018, o Núcleo de Atendimento ao Estudante – NAE do IFMT Várzea Grande realizou a VI Oficina do Projeto Saúde e Sexualidade na Adolescência, que propõe a criação de um espaço para acolher dúvidas e questionamentos dos alunos em relação ao tema da sexualidade, promovendo princípios de saúde, autoconhecimento e autocuidado sendo, assim, um estímulo ao desenvolvimento mais saudável do ponto de vista da sexualidade.

Segundo Fernanda Zanata, psicóloga do campus, o projeto é realizado desde 2015 e tem como público alvo os estudantes do primeiro semestre dos cursos da instituição. Desde 2016 a enfermeira Ariane Aguillar (professora e mestranda na UFMT) é nossa parceira neste trabalho. “Estamos muito felizes com essa parceria, pois a Ariane é uma ótima profissional e faz um belíssimo trabalho”, explicou Fernanda. Nesta oficina, que já é a sexta a ser realizada, a temática abordada foi métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis.

Para os estudantes do 1º semestre de Desenho de Construção Civil, Andriws V. e Eduardo Ap., a oficina foi uma experiência incrível. “A aula de hoje foi excepcional, com a participação da enfermeira que nos trouxe um conhecimento a mais para o nosso currículo”, explicaram. Na parte prática da oficina metade da turma fez o corpo masculino e a outra metade, o corpo feminino. Além disso, houve ensinamentos sobre o uso de preservativos.

Segundo Lucas Ramos e João Victor Luges, do 1º semestre de Edificações, “a aula foi aberta às perguntas, a participação dos alunos foi gratificante. Foi uma aula séria de modo extrovertido”.

Para o Professor de Educação Física, Diego Rezende, falar sobre educação sexual no âmbito escolar é de extrema importância, por ser exatamente no período da adolescência, “fase esta que se caracteriza entre o período de transição entre a infância e a vida adulta”.

“É justamente nesta idade escolar que ocorrem importantes transformações físicas, como o ‘estirão’ e o amadurecimento sexual. As minhas aulas de educação física estão pautadas em ser uma nova possibilidade de conhecimento do corpo, no ponto de vista anatômico bem como na experiência de práticas corporais, neste contexto a palestra veio a somar com a atuação da disciplina neste bimestre”, explicou Diego.

Segundo Ariane Aguillar, essa oficina tem um caráter dinâmico e participativo, se tornando um espaço privilegiado que proporciona a reflexão, discussão e amplia o conhecimento dos adolescentes sobre sexualidade. “O intuito é conscientizá-lo a vivenciar sua sexualidade de maneira saudável e promover mudanças de atitudes em favor de sua qualidade de vida”, finalizou a enfermeira.

Mais relatos

“Foi importante ter essa aula com a enfermeira e professora Ariane e aprender sobre o corpo humano feminino e masculino de um adolescente durante o processo de puberdade e ter aprendido a prevenir gravidez indesejada e alguma DST”. (Vitória Ap. e Iris Rossi, 1º DCC)

“Foi uma experiência de grande conhecimento: aprendemos sobre diferentes métodos anticoncepcionais, ao utilizar a camisinha tanto feminina como a masculina, o que achávamos que era algo simples e vimos que é bastante detalhado. A experiência teve muita utilidade abrangemos o conhecimento sobre o grau de importância da prevenção e do tratamento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)”. (Débora O. e Evellyn D., 1º Logística)

“A presença da enfermeira e professora Ariane contribuiu para a realização de uma atividade rica de informações sobre uma temática relevante para os jovens estudantes: Métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis. Os estudantes participaram ativamente e levantaram muitas dúvidas pertinentes ao tema. Ações como esta contribuem para embasar o conhecimento teórico ministrado em aula auxiliando-os a ampliar os cuidados com a saúde do corpo e da mente”. (Isabela Lucena, Professora de Biologia)