Projeto Social para cuidar de crianças filhas de estudantes iniciou atividades e precisa de mais pessoas voluntárias

Publicado por: Campus Várzea Grande / 4 de Junho de 2019 às 18:35

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande iniciou, no último mês, o Projeto Social Bem Cuidar, idealizado e criado pela Diretora, Sandra Maria de Lima, e pela Assistente Social, Carminha Visquetti. O Bem Cuidar, inicialmente, buscou doações de brinquedos, livros e jogos, além de pessoas voluntárias para atuar no projeto e, logo depois, criou uma sala especial para acolher crianças filhas de pais e mães que estudem no campus durante a noite.

Segundo a estudante Thais da Costa, este "é um projeto exemplar, que nos auxilia com nossos filhos e nos deixam extremamente tranquilhas enquanto estamos em aula sabendo que eles estão em ótimas mãos, cheia de amor, carinho e paciência". "Só tenho que agradecer à todos os envolvidos(as) e, principalmente, pelas voluntárias, que tiram seu tempo para se doar e fazer daquela sala um ambiente acolhedor", afirmou a mãe dos pequenos Gustavo e Rafael.

Para Valdomira Santos, egressa do curso, ex-estagiária, mãe de egressa, e atualmente terceirizada do campus, "como voluntária estou maravilhada, é mais uma forma de adquirir conhecimentos, estou aprendendo muito e está sendo gratificante, as horas voam, sou apaixonada nesse projeto".

"Tenho certeza que Deus olhou para um anjo, que ele tem aqui no IF e pediu a ela para tomar essa iniciativa linda e maravilhosa, de poder estender a mão e ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos. Eu sou suspeita em falar, mas sou apaixonada por esse trabalho, eu recebo muito mais do que dou, sem contar que minhas filhas, que também são apaixonadas pelo projeto, e agora pelas crianças, inclusive saem do projeto planejando o próximo encontro. Estou amando tudo!", declarou entusiasmada a voluntária.

Bruna Gonçalves, mãe da Palloma, se declarou maravilhada com este projeto. "Realmente vocês estão fazendo a diferença, pois além de deixar as mamães estudarem tranquilas, ainda ajudam as crianças a socializar, fazer amizades e até a aprender a trabalhar em equipe". "Eu estou profundamente agradecida às voluntárias por doarem o seu tempo, carinho e a atenção aos nossos anjinhos", finalizou a discente.

Alessandra Moura, também uma das mães estudantes, afirmou que que só a agradecer ao Projeto Bem Cuidar. "Parabéns ao IFMT Campus Várzea Grande por esse projeto que nos ajuda muito, só tenho a agradecer as voluntárias e a instituição em abrir as portas e por cuidar tão bem dos nossos filhos".

Ainda que tenha poucas voluntárias, todas mulheres, ele já começou a atender mais de 20 (vinte) crianças, desde maio de 2019. Por isso, esperamos que mais pessoas voluntárias se inscrevam para contribuir com esse projeto tão lindo e importante, que é o Bem Cuidar.

Carminha Visquetti ressalta que “o projeto, ao mesmo tempo em que oportuniza mães estudantes que não têm com quem deixar seus filhos frequentarem às aulas, e oportunizar pessoas que desejam trabalhar em algum projeto social". "Neste sentido, as pessoas voluntárias são a base fundante do projeto que, devido a essa solidariedade e consciência de que o bem cuidar do outro é também cuidar de toda uma sociedade, que o projeto existe pelas mãos dessas pessoas queridas”.

Sobre o Bem Cuidar

O Projeto Bem Cuidar tem como Missão: Cuidar, Educar e Voluntariar Para Incluir. O objetivo é fomentar o êxito escolar dos estudantes dos cursos noturnos do IFMT Campus Várzea Grande, que não têm com quem deixar seus filhos e filhas durante as aulas, bem como incentivar o trabalho voluntário, promovendo uma cultura de solidariedade, convivência e integração da comunidade várzea grandense no IFMT e seu entorno.

COMO SE VOLUNTARIAR? https://vgd.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/bem-cuidar/

As inscrições para participação como voluntário será por meio de fluxo contínuo, ou seja, a qualquer momento o interessado poderá se inscrever e participar do projeto, desde que tenha a idade mínima de 16 anos (dezesseis) anos, sendo configurado em qualquer hipótese como trabalho voluntário, ou seja, não remunerado. Antes de iniciar no Projeto, a pessoa voluntária receberá instruções básicas do projeto, dos cuidados para com as crianças e do cronograma das atividades a serem executadas ao longo do semestre. Serão oportunizados, no início de cada semestre, momentos de planejamento e discussão que auxiliem as pessoas voluntárias nas atividades relacionadas ao projeto, com o objetivo de esclarecer dúvidas, expor os desafios, as dificuldades e compartilhar as experiências vividas ao longo da execução do programa.