Na segunda-feira, 13 de maio, será proferida a palestra “Assédio Moral, assédio sexual e discriminação: caracterização e consequências trabalhistas, civis e penais”, pela Doutora em Direito e Juíza do Trabalho Claudirene Andrade Ribeiro. A palestra será realizada no IFMT Várzea Grande, às 14h, e integra o projeto de extensão Trabalho Justiça e Cidadania.
Fruto de uma parceria entre a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o Programa “Trabalho Justiça e Cidadania” (TJC) tem o objetivo de semear noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios” (https://www.anamatra.org.br/tjc).
Dessa forma, democratiza-se o acesso a informações jurídicas, aprimorando os conhecimentos dos servidores e contribuindo para conscientizar os estudantes sobre direitos e deveres básicos. “Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados” (https://www.anamatra.org.br/tjc).
Desde o início da parceria em fevereiro, já foram realizadas quatro palestras, englobando temas como: Direito Constitucional (Dr. Marcelo Antônio Theodoro), Direitos Fundamentais (Dr. João Humberto Cesário), Trabalho Escravo Contemporâneo (Dra. Carla Reita Faria Leal), Greve e Greve Ambiental (Dra. Claudirene Andrade Ribeiro).
Saiba mais sobre o Programa Trabalho Justiça e Cidadania em https://www.anamatra.org.br/tjc.