Química e Meio ambiente: desenvolvendo compostagem na terceira edição do Projeto Integrador

Publicado por: Campus Várzea Grande / 5 de Junho de 2020 às 19:15

Hoje, dia 05 de junho, se comemoram três datas muito importantes: Dia Nacional da Reciclagem, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia. Pensando nisso, a professora de química do IFMT Várzea Grande, Kellyn Ferreira Antunes, resolveu divulgar um trabalho muito interessante: "O tema do Projeto Integrador na disciplina de química da terceira rodada foi COMPOSTAGEM (estudo da teoria e prática), então, pedi aos alunos para me enviarem o que eles já conseguiram desenvolver nessa primeira semana".

Esse trabalho está sendo realizado com todas as turmas da professora (segundos e sextos semestres). Segunda ela, já tinham trabalhado sobre reciclagem e continuariam neste semestre, porém, a pandemia chegou. O objetivo é pesquisarem e entenderem melhor como funciona a reciclagem dos materiais orgânicos, tudo o que pode e não pode, onde pode ser realizado, verificando qual o melhor tipo de compostagem e fazendo em casa. "A finalidade é que eles adotem essa ideia não só para o projeto agora, isso é só um pontapé, a finalidade é que eles façam que a compostagem se torne um hábito, uma cultura. É tentar mesmo mudar rotina, pensar no meio ambiente e na coleta seletiva", explicou.

"Quando disse aos meus pais que iria fazer um trabalho do IF que envolvia uma composteira, meu pai logo ofereceu ajuda. Não demorou muito para minha mãe e minha irmã se envolverem também. Acho que fica bem mais fácil quando compartilhamos a tarefa com a família. Mais que um simples 'trabalho de escola', se tornou um trabalho de conscientização familiar. Juntar os lixos orgânicos, ir atrás do pó de serra, e fazer o cercado, em todas as fases minha família esteve e está presente. Fico muito muito feliz e grata a prof. Kellyn por proporcionar este momento familiar e de preservar o meio ambiente." (Depoimento de Rafaela de Luna Leite, estudante do 6º semestre de Edificações)

A turma do sexto semestre está trabalhando também sobre isso, porque nas duas primeiras rodadas nós trabalhamos sobre polímeros e sobre os tipos de reciclagem. "Na verdade, se a gente for ver bem, isso não é um conteúdo apenas para uma pessoa, para quem são alunos, é para todos. A gente tenta, na química, formar cidadãos. Então, uma das formas que a gente pode ajudar o meio ambiente é fazer compostagem em casa", finalizou Kellyn. Além disso, o projeto também está tentando incentivar a alimentação mais saudável, através do consumo de mais frutas, legumes e verduras.