Reunião Pedagógica marca abertura do Segundo Semestre Letivo de 2015

Publicado por: Campus Várzea Grande / 9 de Outubro de 2015 às 11:59

Reunião Pedagógica 2015/2

No dia de ontem (08/10), os professores do IFMT Campus Várzea Grande realizaram a Reunião Pedagógica para planejamento do segundo semestre letivo do ano de 2015. A reunião iniciou com a apresentação da música “Raise Me Up (Josh Groban)” executada no violino pelo Prof. Vanderson Silva, da Oquestra Pauta Viva.

No período da manhã, a Diretora Geral, Profa. Sandra Lima, conduziu a discussão do plano de reposição em razão do inicio das atividades, bem como o Calendário Acadêmico. O novo Calendário tem previsão de terminar o ano letivo, 2015, no dia 02 de março de 2016.

O Departamento de Ensino apresentou a Instrução Normativa 01/2015 /IFMT/Várzea Grande, que trata da construção do Plano de Trabalho Docente – PTD, e explanou sobre os procedimentos para a elaboração dos PTD’s pelos professores.

Na ocasião foi apresentado ainda o novo Portal Eletrônico do Campus Várzea Grande, e todos os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão iniciados no primeiro semestre.

No período vespertino abordou-se sobre a importância da construção da Base Curricular Comum para o Ensino Médio e os docentes se organizaram pelas áreas do conhecimento para discutir a construção do currículo e Projetos de Interdisciplinaridade.

O Chefe do Departamento de Ensino, Prof. Kléberson Pierre Cardoso de Jesus , afirmou que o Campus está dando o primeiro passo rumo à efetividade da integração curricular, tão discutida na rede IF. “Vamos iniciar as experiências de interdisciplinaridade pelas áreas de conhecimento e gradativamente vamos realizar o diálogo entre as áreas. O nosso objetivo é que o conhecimento seja concebido na sua complexidade, e não na segmentação dos saberes”, afirmou o Chefe de Departamento.

Projetos de Ensino com proposta Interdisciplinar

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Execução do Projeto “Festival de Danças da América Latina” com o objetivo de realizar espetáculo para ser apresentado a toda comunidade. Nesse projeto a Educação Física trabalha as questões de corpo e movimento, a Língua Portuguesa discorre sobre a tipologia textual narrativa para construção do enredo do espetáculo e a Língua Espanhola trabalha os aspectos folclóricos e culturais da América Hispânica.

Ciências da Natureza e Matemática – O projeto “Placas fotovoltaicas e Eficiência Energética”  tem como objetivo levar os estudantes a conhecer essa tecnologia por meio da investigação, que resultará em pequenos experimentos para apresentação à comunidade, como forma de demonstrar a importância de alternativas de uso da energia que gerem economia e contribuam para o meio ambiente”

Ciências Humanas e suas Tecnologias– O projeto “Poder, Estado e Imigração” tem como objetivo apresentar uma temática da atualidade e seus reflexos e consequências no conjunto sociedade, seja nas relações econômicas, geopolíticas e sociais. Como culminância será realizado um grande debate entre os estudantes e ainda um Boletim Informativo eletrônico com os temas discutidos durante a realização do trabalho.

Áreas Técnicas de Infraestrutura e Gestão e Negócios – Será realizada uma visita técnica a uma empresa de grande porte da construção civil, com o objetivo de trabalhar as temáticas de logística e materiais de construção, a fim de proporcionar, aos estudantes, o contato com a realidade do mundo do trabalho nas áreas técnicas para as quais estão se preparando.