Viagem técnica possibilitou imersão em modais de transporte e arquitetura do Rio de Janeiro

Publicado por: Campus Várzea Grande / 3 de Outubro de 2018 às 14:46

"Uma semana intensa!" Essa é, segundo o professor Edmir de Sena, a melhor frase para definir a viagem técnica realizada de 16 a 21 de setembro de 2018 ao Rio de Janeiro. Na capital fluminense, estudantes dos sextos semestres dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Desenho de Construção Civil e Logística do IFMT Campus Várzea Grande realizaram diversas visitas técnicas "no intuito de agregar conhecimento prático a todo conhecimento teórico recebido em três anos dos cursos", explicou Edmir.

Em virtude da viagem ser destinada aos alunos dos dois cursos, Técnico em Desenho da Construção Civil e Técnico em Logística, os professores prepararam um série de visitas agendadas em locais correlacionados com cada curso.

No eixo de Gestão e Negócios, do qual o curso de Técnico em Logística faz parte, foram agendadas visitas no Porto do Rio de Janeiro, para constatação do modal Marítimo. A delegação do campus, após receber palestra ministrada por Ernesto Brito (funcionário da Cia Docas do Rio de Janeiro a cerca de 40 anos) e por Cláudia A. Costa, visitaram todo o Porto do Rio, inclusive chegando próximo a um navio cargueiro carregado de contêineres. Além disso, os anfitriões apresentaram aos discentes os equipamentos para carga e descarga dos navios, inclusive fazendo a transição intermodal.

Ainda com foco nos conhecimentos de logística, os(as) alunos(as) tiveram a oportunidade de conhecer o “Bondinho do Pão de Açúcar”, modal de transporte de passageiros operado por cabos de aço a mais de um século, tendo transportado mais 37 milhões de pessoas. Sendo um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Neste mesmo contexto, foram apresentados outros três modais de transporte de passageiros, que não estão disponíveis no Estado de Mato Grosso: as Barcas que fazem a ligação entre os municípios de Niterói e a cidade do Rio de Janeiro, transportando mais de 73 mil passageiros por dia; o Metrô do Rio; e, por fim, o VLT.

Como elemento de transição ou intersecção entre os dois cursos, os(as) estudantes conheceram a Ponte Rio X Niterói, "umas das maiores façanhas da engenharia brasileira, com quase 14 km de extensão, atravessando a Bahia de Guanabara, além de ser um elemento essencial para a logística, tanto do Estado do Rio de Janeiro, bem como para a logística nacional, pois por ela passa a rodovia mais movimentada do Brasil, a BR101 – também conhecida como Via Dutra, sendo o principal corredor viário do leste do país, onde trafegam mais de 150 mil veículos diariamente", explicou Edmir de Sena.

Quanto ao curso de Técnico em Desenho de Construção Civil, foram agendadas visitas no “Caminho Niemeyer”, complexo arquitetônico e cultural onde estão agrupadas o segundo maior número de edifícios projetados pelo maior arquiteto do Brasil, Oscar Niemeyer, fora de Brasília. O conjunto de prédios abriga: Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira e Teatro Popular de Niterói, além do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. O grupo visitou estas verdadeiras obras de arte a céu aberto, tendo a oportunidade de conhecer elementos técnicos, tanto do projeto, quanto da construção dos edifícios. Concluindo as visitas ao Caminho de Niemeyer, eles puderam apreciar diversas exposições que estavam sendo apresentadas no MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói).

Na cidade do Rio de Janeiro o grupo ainda teve a oportunidade de conhecer a Catedral de São Sebastião, o Aqueduto da Carioca, mais conhecido como “Os Arcos da Lapa”, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, a Assembléia Legislativa do Rio (ALERJ), Confeitaria Colombo, Museu Nacional de Belas Artes, dentre outras edificações históricas e emblemáticas, tanto para a cidade do Rio de Janeiro, quanto para o país. Para concluir as visitas previstas, o grupo conheceu a Estátua do Cristo Redentor, construída no Corcovado, sendo considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Outro elemento que se destaca nesta viagem, é que a delegação foi acompanhada por Edmir de Sena, que é investigador da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso e gerencia um Projeto Social denominado “Rede Digital Pela Paz”, que, durante todo o percurso da viagem de Várzea Grande X Rio de Janeiro X Várzea Grande,que teve duração de mais de 60 horas, palestrou, apresentou e discutiu com os(as) alunos(as) sobre temas relacionados ao contexto social da juventude, tais como: contexto da violência no Brasil, bullying, prevenção ao Uso de álcool e drogas, orientação profissional e desenvolvimento de carreira, gravidez na adolescência, dentre outros.

A Policia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (PJC-MT) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT Campus Várzea Grande têm desenvolvido, juntos, ações semelhantes a mais de dois anos, "acreditando na prevenção como a melhor ferramenta para manter os jovens longe de substâncias nocivas ou situações de exposição à riscos afetos a este público" e buscando a promoção da Educação integral, conforme preconiza a Missão Institucional do IFMT “Educar para vida e para o trabalho”, finalizou Edmir.

Veja GALERIA DE FOTOS.

(da Assessoria, com informações do professor Edmir de Sena)