No dia 05 de outubro de 2023 as turmas dos quintos semestres do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande realizaram uma visita técnica ao Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário (CECAPE – BR 364 - Km 452, em Várzea Grande), dentro do Assentamento Dorcelina Folador em Várzea Grande. Elas foram acompanhadas pelos professores responsáveis: Thamara Nayme, Lívia Fioravanti – disciplina de Geografia, Isabela Lucena e Jucelino Gimenez – disciplina de Biologia, e Fábio Mariani – disciplina de Filosofia.
Os principais objetivos da visita foram:
- Compreender as práticas sustentáveis em primeira mão, explorar as interconexões entre educação popular e sustentabilidade; conhecer o trabalho desenvolvido pelo Movimento Social dos Trabalhadores Sem Terra (MST);
- Promover a conscientização sobre questões ambientais e sustentabilidade, compartilhar conhecimento com a comunidade e estimular o engajamento em práticas sustentáveis;
- Destacar a relevância do Cerrado, fomentar a compreensão das ameaças que enfrenta e inspirar a adoção de práticas sustentáveis em consonância com sua preservação.
A visita contou com três momentos: uma fala de Júlio Cesar Barbosa Pedroso da Cruz, da Direção nacional do MST por Mato Grosso; ida ao viveiro e a um trecho de agrofloresta, para conhecer as práticas de produção sustentável por meio da agroecologia, com ênfase na produção de alimentos saudáveis em Sistema Agroflorestal (SAF); realização de um tour para conhecer os espaços do CECAPE. A ida ao viveiro e ao SAF foram acompanhadas por Rafael Leite Brandão Laranja, pesquisador associado da UFMT, discente de Doutorado no PPGAT-UFMT e coordenador executivo do Projeto de Pesquisa e extensão "Do Campo à Mesa: Fortalecimento de cadeias produtivas em redes de cooperação solidária".
A professora Lívia Fioravanti, de Geografia, explica que o objetivo da visita foi fomentar práticas de educação popular e valorizar conhecimentos e ações relacionados à sustentabilidade e à agroecologia. Além disso, a atividade também está inserida em um projeto de extensão, integrando as disciplinas de Geografia e de Biologia, incentivando práticas integradoras e a pesquisa e extensão como princípios educativos fundamentais.
"Também fortalecemos o papel do nosso campus na comunidade, esperando que este projeto tenha um impacto positivo, não apenas na formação de nossos estudantes, mas também na comunidade em geral, ao promover práticas educativas alinhadas com a sustentabilidade, especialmente quando falamos do bioma do Cerrado", finalizou Lívia.
Segundo a professora Thamara Nayme, também de Geografia, o CECAPE desempenha um papel crucial na região, focando em educação ambiental, educação popular, na luta pela terra e sua função social; é um local de formação e capacitação que atende, principalmente, acampados e assentados da Reforma Agrária.
"Espero que essa visita tenha auxiliado na reflexão de práticas sustentáveis na agricultura, destacando como esses esforços podem contribuir para a construção de relações campo-cidade mais equilibradas e sustentáveis".
Para próxima etapa do projeto de extensão, coordenado pelas docentes Thamara e Lívia, estão previstas a realização de oficinas de compostagem e de Sistema Agroflorestal na Feira de Ciências do IFMT Várzea Grande e uma ida ao Geoparque Chapada do Guimarães com os estudantes dos segundos semestres dos cursos de Logística, Desenho de Construção Civil e Edificações.