Estudantes das turmas de 5º semestre dos cursos Técnicos em Desenho e Construção Civil e Técnico em Logística, Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Várzea Grande, realizaram uma visita técnica ao Centro Olímpico de Treinamento (COT), mais especificamente, na pista de atletismo, localizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Cuiabá. A atividade ocorreu na sexta-feira do dia 29 de novembro de 2024, com acompanhamento da professora de Educação Física, Júlia Miglioretto e do professor de Matemática, Renato Fortes.
O grupo foi recebido pelo diretor da Faculdade de Educação Física, professor Tomires Campos Lopes, que conduziu a visita e passou por estações de provas do atletismo: lançamento de dardo, disco e martelo, arremesso de peso, salto em distância, corrida de velocidade e resistência, corrida com barreiras e corrida com obstáculos. Além disso, o docente Tomires explicou e conduziu o grupo pelo roteiro ao qual os/as atletas passam em um dia de prova. A pista de atletismo da UFMT é considerada uma das melhores do país e, por isso, recebe diversas competições ao longo do ano.
A aluna Renata Ranielly Moraes de Almeida, do curso de Logística relata: “Foi uma visita técnica memorável e única para os estudantes, adquirimos conhecimento, repertórios, cultura e aprendizados”. Ela relata ainda que o espaço é estruturado para receber eventos e para realização de treinamento esportivo e que a visita proporcionou “estímulo ao estudante a conhecer mais sobre as modalidades de atletismo".
Segundo a professora Júlia, o objetivo da visita foi apresentar aos estudantes a estrutura de uma pista oficial de atletismo, consolidar conhecimentos adquiridos em aula, mas também conhecer um pouco da universidade, como maneira de motivar o acesso num futuro próximo.
As parcerias firmadas, entre Instituto Federal e Universidade Federal, bem como entre as disciplinas de Educação Física e Matemática são potentes, na medida em que podem beneficiar os/as estudantes na produção e sistematização de conhecimentos de forma integrada e enriquecedora.