2015
ORQUESTRA INFANTO-JUVENIL PAUTA VIVA: UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA DAS AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL NO IFMT CAMPUS VÁRZEA GRANDE E SEUS REFLEXOS NA RESSIGNIFICAÇÃO DE VIDAS DE JOVENS MÚSICOS.
Coordenadora: Carminha Aparecida Visquetti - Assistente Social
Bolsista: Nathan de Jesus Basualdo
Resumo: Pretende-se com esta pesquisa analisar compreensivamente os reflexos da educação musical decorrente do Projeto Pauta Viva na ressignificação de vidas das crianças atendidas e de suas famílias, observando aspectos de rendimento escolar na educação formal e as relações interpessoais e comunitárias. Para compreender o processo de ressignificação dos sujeitos tomaremos como apoio os estudos em fenomenologia, pelo viés de Merleau-Ponty, que pressupõe uma imersão no universo conceitual dos sujeitos pesquisados, pois somente dessa forma será possível compreender como e quais os sentidos eles atribuem aos fenômenos do cotidiano, e também pela capacidade de a fenomenologia dar centralidade nos sentidos e nos significados que ser o humano pode estabelecer com o mundo. Compreendemos como sendo flexível o percurso metodológico e por isso propõe-se a etnografia e a descrição densa como métodos mais adequados, além do caderno de campo, rodas de conversa de cunho etnográfico cujos resultados serão categorizados no software NVIVO, e registro fotográfico.
Palavras-Chave: Educação Musical, Ressignificação de Vidas, Fenomenologia
Status: Em andamento
DIAGNÓSTICO DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS – PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO – IFMT
Coordenador: Prof. MSc. Kléberson Pierre Cardoso de Jesus
Bolsista: Beatriz Alexsandra de Moraes Nascimento
Resumo: Busca-se, com essa proposta de pesquisa, levantar e identificar os aspectos determinantes para a evasão escolar no PROEJA no IFMT, sob a ótica dos evadidos. Elege-se como fundamento teórico a Teoria das Representações Sociais - TRS, do francês Serge Moscovici, tendo como complemento a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric, pela capacidade de extração do consenso do pensamento social. Utilizar-se-á a técnica de Associação Livre de Palavras - ALP como instrumento de coleta de vocábulos que serão hierarquizados e categorizados para processamento no software EVOC. Além disso, utilizar-se-ão o questionário de perfil sócio-demográfico e questionário semi-estruturado para coleta de sugestões e percepções sobre o atual modelo de oferta PROEJA no IFMT. Pretende-se construir uma base de dados que possa subsidiar a construção de políticas de PROEJA e orientar os Campi que iniciam a implantação dessa modalidade, cuja previsão, segundo o PDI (2014) é ampliar em 844% o número de matrículas até 2019
Palavras-Chave: Evasão, Abandono Escolar, PROEJA
Status: Em andamento
ÁGUA DE LAVAGEM DE BETONEIRA COMO FONTE DE SILÍCIO PARA FINS AGRÍCOLAS
Coordenadora: Profa. Dra. Sandra Maria de Lima
Bolsista:André Pezzini (São Vicente/ N.A. Campo Verde)
Objetivo: A região de Cuiabá e Várzea Grande constitui um aglomerado de mais 800.000 pessoas, cuja atividade econômica na construção civil cresceu mais de 6 vezes nos últimos 10 anos. Junto com essa atividade econômica, o concreto de cimento Portland, dosado em central, tem relevante papel, tanto econômico, quanto técnico. Por outro lado, o estado de Mato Grosso tem destaque nacional e mundial no agronegócio, se tratando de um dos maiores produtores de soja, milho, algodão, dentre outros. Esta pesquisa trabalha com esses dois importantes setores da economia, uma vez que propõe a utilização da água de lavagem dos caminhões betoneiras como fonte de silício para o combate de pragas em lavouras, inicialmente, com foco nas culturas de milho híbrido P30F53. O ensaio será montado na safra 2015/2016 em delineamento em blocos casualizados com seis tratamentos e quatro repetições. Serão avaliadas a severidade das manchas foliares e a produção, quando da colheita. Com a realização desta pesquisa espera-se encontrar alternativas no manejo de manchas foliares na cultura do milho o que poderá aumentar a durabilidade da eficiência de fungicidas, diminuir a aplicação de fungicidas contribuindo assim para uma maior sustentabilidade da produção de milho e controle de doenças. Outrossim dar-se-á destinação ao considerável volume de resíduo produzido pela lavagem dos caminhões betoneiras, mitigando os danos ambientais causados por essa atividade.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Milho, Concreto Usinado, Silício.
Status: Em andamento
GAME-CLUB: UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO DE VÍDEO-GAMES NAS ÁREAS DE LINGUAGEM
Coordenador: Prof. MSc. Tiago Borges de Lima
Bolsista:
Resumo: Este projeto busca desenvolver atividades relacionadas à língua inglesa, assim como à linguagem corporal, utilizando-se de aparatos eletrônicos que capturam o movimento como o acessório Kinect e Playstation move. Sendo assim, atividades corporais como jogos, danças, esportes, dentre outros, podem ser realizadas dentro do espaço escolar de forma a agregar essa nova tecnologia aos conteúdos das respectivas disciplinas, trazendo as práticas de letramento que os discentes possuem nesses ambientes virtuais para o ambiente educacional, a fim de desenvolver habilidades linguísticas e linguagem corporal, domínio da Educação Física. Os Jogos Eletrônicos e as Mídias diversas favorecem a interdisciplinaridade entre a língua utilizada na maioria dos games e os tipos de movimentos solicitados na sua utilização.
Palavras-chave: Inglês, Educação-Física, Mídias Eletrônicas, Interdisciplinaridade
Status: Em andamento