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PINACOTECA - Leonardo da Vinci

Leonardo di Ser Pierro Da Vinci (1452 -1519) nasceu em uma aldeia na Toscana próxima à Florença, na Itália. Na adolescência tornou-se aprendiz no ateliê do pintor e escultor Andrea del Verrocchio, em Florença. Já adulto foi contratado pela corte de Ludovico Sforza para trabalhar com equipamentos de guerra. Posteriormente, serviu à corte dos Medicis, em Florença, e à Igreja, contribuindo na construção da Basílica de São Pedro, em Roma. Mudou-se para a França onde executou belos trabalhos para o rei Francisco I. Faleceu em 1519 na França deixando um imenso legado para a humanidade.

Considerado um gênio, Da Vinci foi o grande expoente do Renascimento cultural - movimento de renovação nas artes, nas ciências e na literatura - que iniciou-se na Itália, no século XV, e se espalhou para a Europa nos dois séculos subsequentes. Foi anatomista, escultor, inventor, arquiteto, matemático, naturalista, músico, engenheiro e pintor. Mas, foi através da pintura que ganhou notoriedade, tornando-se conhecido mundialmente. Sua obra Mona Lisa (1503-1505), também conhecida como Gioconda, é a pintura mais famosa do Ocidente.

No período renascentista havia um certo preconceito com a arte da pintura, não sendo a mesma considerada uma arte liberal. Isso porque, partia-se do princípio que a pintura estava ligada às habilidades manuais do artista, e não à uma bagagem de conhecimentos científicos. A maior ambição de Leonardo Da Vinci foi provar justamente o contrário, que os pintores necessitavam sim de conhecimentos científicos “e que o trabalho manual envolvido na pintura não era nem mais nem menos essencial do que o trabalho de escrever na poesia” (GOMBRICH, p. 296).

Os artistas renascentistas tinham como objetivo transferir para suas obras os objetos observados da maneira mais abrangente e com maior intensidade e precisão, como se fosse uma fotografia. Para conseguir tal intento, Leonardo Da Vinci acreditava que, quanto mais se explorasse a natureza, mais sucesso teria na produção de suas obras. Com seus estudos sobre anatomia, matemática - para estudar as leis da perspectiva - e observações da natureza, Da Vinci conseguiu resolver um dos maiores problemas dos pintores que o antecederam. Pois, os mesmos, ao produzir uma obram não estavam conseguindo transmitir ao observador a ideia de movimento. Desse modo, ao retratar uma pessoa, por exemplo, dava-se ao observador a impressão que a mesma estava estática, sem vida.

Ao desenvolver a técnica do sfumato – um lineamento esbatido e cores adoçadas que permitem a uma forma fundir-se com outras e deixar sempre algo para alimentar a imaginação de quem admira uma pintura, Da Vinci conseguiu imprimir em suas obras a ideia de vida, de movimento. Essa foi a técnica usada na obra Mona Lisa, pois quando observamos a mesma, temos a sensação que ela se movimenta como se quisesse interagir conosco.

Características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento.

(por Profª. Masília Aparecida da Silva)

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Links interessantes para leitura:
https://www.infoescola.com/biografias/leonardo-da-vinci/
https://educacao.uol.com.br/biografias/leonardo-da-vinci.jhtm
https://www.estudopratico.com.br/vida-e-obra-de-leonardo-da-vinci/
https://www.todamateria.com.br/vida-e-obra-de-leonardo-da-vinci/

GRAFITE

Grafite, grafito ou grafíti (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais,[9] mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. (FONTE: Wikipédia)

Materiais necessários para a prática do grafite:

2 latas de spray Nou Collors marrom médio
1 lata de spray Nou Collors em tom areia
Spray em cores variadas
2 pincéis tamanho pequeno
2 pincéis tamanho médio
2 pincéis tamanho grande
2 painéis de Madeirit tamanho 2/1m
Bisnagas de tinta em cores variadas

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