Coordenadora: Profa. MSc. Masília Aparecida da Silva Gomes
Descrição: O projeto Expedições Seculares tem como objetivo planejar e executar visitas técnicas/aulas de campo à locais que possibilitem trabalhar as questões étnico-raciais in loco e de forma interdisciplinar.
Edição 2015
A primeira visita ocorreu em maio de 2015 à duas aldeias do povo Pareci (veja as fotos AQUI), próximo a cidade de Campo Novo do Pareci, cujos resultados foram apresentados na sala temática Expedições Seculares, na I Jornada Científica de Pesquisa e Extensão (veja as fotos AQUI), realizada em maio de 2016.
Edição 2016
A segunda visita técnica, realizada em julho de 2016, contemplou as cidades de Cáceres, Vila Bela e as comunidades quilombolas de Retiro e Boqueirão localizadas próximas à cidade de Vila Bela. Participarão da visita 55 estudantes do 2º semestre do curso de Logística e Desenho em Construção Civil, ambos Integrado ao Ensino Médio, e 5 alunos do curso Técnico em Serviços de Condomínio – Proeja, acompanhados de 6 docentes e 4 técnicos administrativos.
Leia mais: Expedições Seculares visitou Cáceres, Vila Bela e comunidades quilombolas
Edição 2017
A edição de 2017 contemplará as 3 turmas do terceiro semestre dos cursos de Logística, Edificações e Desenho de Construção Civil e será realizada de 18 a 21 de abril, no município de Juína (noroeste do Estado). De lá as turmas seguirão para o distrito de Fontanillas, a 45 km de Juína, onde os estudantes visitarão a aldeia indígena Rikbaktsa, também conhecidos como canoeiros, pois a região é cortada pelo majestoso rio Juruena.