IFMT entrega kits de robótica para fortalecer o aprendizado com tecnologia, inclusão e prática

Iniciativa fortalece cultura maker, inovação e protagonismo estudantil

Nesta sexta-feira (15), foi realizada, na Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, a entrega oficial dos kits de Laboratórios de Robótica ou espaços Labmaker de nível avançado para os campi contemplados pelo Edital nº 139/2025. A ação representa um avanço importante na consolidação da cultura maker e da aprendizagem baseada em projetos no IFMT, estimulando inovação, interdisciplinaridade e protagonismo entre estudantes.

Organizado pela Diretoria Sistêmica de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DSITE), o evento contemplou 17 unidades do IFMT. Cada campus se comprometeu a instalar os laboratórios no prazo máximo de quatro meses, assegurando a infraestrutura adequada, mobiliário e a formação das equipes gestoras responsáveis.

Os kits serão utilizados para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares voltados a estudantes de cursos técnicos e de graduação, com ênfase em programação, automação, robótica e práticas inovadoras de ensino-aprendizagem.

Alcance dos laboratórios é destacado

A chegada dos kits reforça os esforços institucionais em expandir o uso de tecnologias educacionais em diversas áreas do conhecimento. O reitor do IFMT, Julio César dos Santos, destaca:

“Vai atender a todos os campi, não só os ligados à automação, à eletromecânica, mas a todas as áreas do conhecimento que vai permitir aos nossos estudantes, junto com professores e servidores, o desenvolvimento de projetos. Projetos de inovação, empreendedorismo, protótipos de negócios e são os primeiros passos do IFMT nessa caminhada que pretende transformá-lo numa referência.”

Ainda segundo o reitor, os novos espaços poderão gerar impactos concretos na vida dos estudantes: “Potencial de se transformar em negócios, em oportunidades para os nossos estudantes, que é esse nosso objetivo. Gerar emprego, renda, qualidade de vida, novos processos, novos produtos para a sociedade através do potencial que os nossos estudantes têm.”

Reitor do IFMT, Julio César dos Santos, ao microfone realizando a cerimônia de entrega dos kits de Laboratórios de Robótica de nível avançado

Extensão tecnológica e acompanhamento às unidades

O IFMT também prevê um processo contínuo de acompanhamento das ações desenvolvidas com os kits. O diretor de Políticas, Projetos e Articulação Institucional, Adriano Breunig, explica que o DSITE fará visitas técnicas às unidades para apoiar a implantação e o uso pedagógico dos equipamentos:

“O DSITE vai visitar as unidades que foram selecionadas e orientar sobre as aplicações e acompanhar essas aplicações, como estão sendo utilizados os kits e como estão sendo utilizados nas aulas.”

Além de fomentar a inovação no ensino, a proposta contempla acessibilidade e inclusão, com recursos específicos voltados a estudantes com deficiência. Para Breunig, o impacto vai além do espaço escolar:

“Mais do que o campus, mas a sociedade local. Porque o objetivo é que a gente envolva também projetos de extensão tecnológica que sejam acompanhados, orientados, como a rede pública, profissionais que façam cursos para melhor aplicação da robótica e da automação no seu dia a dia.”

Robótica como elo entre teoria e prática

A diretora-geral do Campus Barra do Garças, Profª Renata Francisca Ferreira Lopes, destaca que os kits chegam em um momento oportuno, em que o campus revisa sua estrutura curricular e reforça sua atuação inclusiva.

Ela ressalta que os laboratórios devem funcionar como ponte entre o conteúdo teórico e a prática aplicada: “Vejo essa integração como uma oportunidade real de transformar o aprendizado. Quando o(a) estudante constrói um robô ou programa um sensor enquanto estuda conteúdos como frações ou variáveis, entende que o conhecimento tem sentido. E é isso que a gente quer: uma escola que dialogue com a vida.”

Segundo a professora, já estão em andamento propostas para uso dos kits de forma mais robusta, incluindo a participação de estudantes com deficiência:

“O eixo tecnológico de Informação e Comunicação está se organizando para desenvolver projetos de robótica numa perspectiva inclusiva, também para pessoas surdas, cegas etc. Os kits serão muito úteis para enriquecer tanto as atividades do curso técnico em Informática quanto projetos extracurriculares.”

A entrega dos kits vai permitir que professores e estudantes desenvolvam projetos práticos e inclusivos. Por meio de cada unidade contemplada, haverá um laboratório que facilitará o aprendizado aplicado, estimulando a inovação e o protagonismo no dia a dia da comunidade acadêmica.

Texto: Andrey Bonfim – Estagiário de Jornalismo – Reitoria
Revisão: Rafaela Souza – Jornalista – Reitoria

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