Projeto Integrador retomará as atividades de ensino do campus Várzea Grande

Publicado por: Campus Várzea Grande / 29 de Abril de 2020 às 17:41

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande, toda sua comunidade de servidores, elaborou, através do Regime de Exercício Domiciliar - RED, uma interessante forma de retomar as atividades de ensino-aprendizagem. Todos e todas estudantes receberão, via e-mail e aplicativos de comunicação*, o material que dará suporte à elaboração de pesquisas com temas integradores.

*Observação: aqueles que têm dificuldade em acessar os materiais via internet, se comunicarão com o campus, que irá providenciar cópias físicas, as quais serão retiradas no campus, via agendamento.

Cada turma, de cada curso, desenvolverá um tema e esse tema propiciará o desenvolvimento dos diversos conteúdos dos projetos pedagógicos de cada um desses cursos. A retomada está sendo planejada desde o dia 18 de abril de 2020 e, agora, com os projetos definidos e a metodologia especificada, os (as) estudantes começarão a receber o material para desenvolver os temas a partir do dia 02 de maio, porém, oficialmente, o projeto começará no dia 04/05/2020. Todo este projeto conta, inclusive, com um sistema de apoio, que favorece os alunos em termos de desenvolvimento profissional.

Para a mediação entre estudantes e os professores e professoras, criamos a figura do (a) tutor (a), que foram selecionados através de um edital público. Cada turma terá um tutor ou tutora, pertencente à ela, e esse tutor terá o papel de ponte entre a turma e o conjunto de professores que conduzirá a elaboração do projeto integrador. Tendo em vista, também, a dificuldade que alguns alunos têm em ter acesso à internet, o campus já está lançando um edital para o acesso digital.

Segundo a Diretora do IFMT Várzea Grande, Sandra Maria de Lima, "durante o isolamento social proposto pelos órgãos de vigilância sanitária do país, nós mantivemos uma íntima relação com todos os nossos alunos, por meio da comunicação via WhatsApp, via as diversas mídias (Instagram, Facebook, todas elas), mas de fato nos incomodava muito a ameaça da ociosidade desses nossos alunos em casa, sem ter atividades instrutivas para desenvolver, muito embora, durante todo esse tempo, cada semana ou eu, enquanto diretora geral, ou nosso Chefe de Ensino, professor João Bosco, nós fazíamos lives com os alunos, dando instrução para que eles dedicassem o tempo deles e construíssem uma rotina edificante, então que eles ficassem atentos à leitura de bons livros, assistir bons programas, rever os conteúdos já desenvolvidos...".

"Mas, de fato, a preocupação com o desenvolvimento pessoal deles era o que mais atormentava a nossa equipe do campus Várzea Grande. E, por isso, tendo a aprovação do Regime de Exercício Domiciliar e, em concordância numa reunião com todos os professores e técnicos do departamento de ensino, optamos pela volta e aí pensamos a melhor maneira de retomar o processo de ensino-aprendizagem e, acredito que estamos propondo algo inovador e que será muito bom! Inclusive, esse nosso PROJETO INTEGRADOR, que vai tratar de vários conteúdos de disciplinas diferentes dentro de um mesmo tema, é uma das propostas que o corpo docente e mais os técnicos do departamento de ensino vêm perseguindo, inclusive temos um grupo de trabalho para tratar disso. A metodologia ficou excelente e estamos esperando grandes resultados! Acredito, também, que nossos alunos vão se encantar com essa nova proposta de ensino", explicou Sandra.

PROEN lança Instrução Normativa para Regime de Exercício Domiciliar (RED)

Abertas inscrições para Tutoria do Projeto Integrador 2020

Veja lista de inscrições deferidas e indeferidas para Tutoria do Projeto Integrador

Abertas inscrições para vagas remanescentes para Tutoria