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Projetos e TCCs desenvolvidos por estudantes do Curso Superior de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande são transformados em produtos para a comunidade

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Dezembro de 2021 às 18:47

Projetos e Trabalho de Conclusão de Curso - TCCs desenvolvidos por estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT Várzea Grande se tornam produtos (tais como manual, cartilha e guia) e curso de capacitação.

Segundo o Diretor do campus, João Bosco Lima Beraldo, "Tais resultados de TCC's materializam a proposta de curricularização da extensão e da pesquisa como princípio educativo previstos no PPC do curso: principalmente nos últimos semestres, os alunos são instigados a pesquisar situações-problema de instituições que prestam serviços públicos e a propor intervenções, como solução; dessa forma, nossos discentes podem contribuir para melhoria dos serviços prestados à sociedade".

"Neste semestre, o próprio campus Várzea Grande está sendo beneficiário de tais intervenções. Por isso, é necessário agradecer e parabenizar os alunos pesquisadores, seus orientadores e servidores que colaboraram na realização das pesquisas e intervenções", finalizou Beraldo.

Baseado num projeto de pesquisa para o TCC, Nilmara Meireles criou o curso Capacitação das ferramentas gratuitas de divulgação e comercialização do Instagram e Facebook para os empreendedores de economia solidária, junto às alunas Nara Suely de Boaventura Silva e Terezinha Santana da Silva. Segundo a professora, "a capacitação veio de encontro com uma necessidade apresentada pelos empreendimentos de economia solidária, os quais eu tenho contato, e observei esse anseio". "Nós aplicamos um questionário para levantar quais eram as dificuldades desses empreendimentos e, a partir dessas dificuldades, nós construímos a capacitação, que contou com profissionais voluntários", explicou Nilmara.

O curso foi organizado em 20 (vinte) horas síncronas online e 10 (dez) horas online de atividades. "Nós tivemos como voluntárias: a Pâmela Carine Ely, que é do projeto Campo à Mesa, ela trabalhou a questão do Facebook; a Tallytha Wolcliechowsk, que é consultora em redes sociais e deu uma capacitação do uso do Instagram; a jornalista do IFMT Várzea Grande, Cristiane Fronza, que trabalhou como estruturar e usar o Canva para fazer material gráfico para ser usado no Instagram e Facebook;" e, mais: "o Professor Elvys Patrick de Oliveira, do IFMT Pontes e Lacerda, que nos ensinou um pouco sobre ética nas redes sociais, mas não só nas redes, mas também em como receber o cliente - pois os empreendimentos passaram a ter o contato apenas virtualmente, e com a iminência do fim da pandemia -, como receber esse cliente no presencial, para permanecer cativando esse cliente", relatou Nilmara.

Para Nilmara, "os momentos síncronos foram de grande importância para os empreendimentos, nós temos dois empreendimento em destaque, um que é a Dona Rosa, que falou muito da importância e agradeceu muito o curso, pois abriu o leque de conhecimento dela; nós temos o outro empreendimento de mulheres e que puderam ver, através do curso, que precisavam melhorar a interação com o público através das redes sociais", finalizou.

Michelle Ferreira Barbosa dos Santos e Steffany Yone do Carmo Silveira, orientadas pelo professor Luiz Carlos dos Santos e com o apoio da Psicóloga do campus, Fernanda Lima Zanata, criaram a Cartilha Informativa: Cyberbullyng - Identificação, prevenção e responsabilidade (ANEXA). Saiba mais:

"Trabalho no Núcleo de Assistência Estudantil - NAE do IFMT Várzea Grande e gostaria de parabenizar professor Luiz Carlos e estudantes de Gestão Pública, Stefany e Michele, pelo excelente trabalho e pela produção da cartilha, o qual demonstra uma ação de intervenção sobre esse tema importante e relevante, que envolve a vida social, além de comporem sua formação envolvendo ensino, a pesquisa e a extensão", afirmou Fernanda Zanata. Para a psicóloga, "esse trabalho é muito importante, pois denota o envolvimento dos estudantes em assuntos e temas que fazem parte da vivência do coletivo e, igualmente, deve ser construído com base em apoio e implicação de todos os membros da comunidade escolar".

Segundo Steffany Silveira, o material informativo e orientativo, composto por um vídeo e uma cartilha para estudantes do ensino médio do campus e para toda a comunidade escolar, versa sobre o bullying e cyberbullying no ambiente escolar: "O material foi produzido com o objetivo de informar, prevenir e combater a prática do bullying e cyberbullying na instituição, abordando um conteúdo claro e objetivo, com o intuito de promover reflexões sobre o assunto apresentado".

Outro material elaborado foi o Manual Interativo de Tecnologia em Gestão Pública (ANEXO), que foi o resultado do TCC dos(as) discentes, Bárbara Manuele Silva de Lima, Eliane Leite de Oliveira e Rondinely Leite de Oliveira, orientado pela professora Giovana Rosangela Ferreira Mendes, e co-orientado pela pedagoga, Sônia Maria de Almeida, "com intuito de contribuir com a comunicação entre alguns setores administrativos do campus e os discentes de TGP". 

"Após análise e aplicação de questionário aos discentes de TGP, constatamos que mais de 60% dos alunos/as do 1º ao 6º semestre de TGP encontram dificuldade para obter informações com os setores administrativos do Campus e a maioria deles não sabe a qual setor recorrer para sanar as dúvidas ou a forma correta para fazer solicitações. Assim, a fim de sanar essas dificuldades, foram realizadas entrevistas com a coordenadora de curso, com a supervisora pedagógica, com a coordenadora da Secretaria Geral de Documentação Escolar e com a coordenadora do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE)" - Manual Interativo de Tecnologia em Gestão Pública.

"Com o resultado da aplicação do questionário e das entrevistas, optou-se pela elaboração de um Manual Interativo, de forma criativa e numa linguagem mais simples e mais acessível, levando em consideração as principais demandas do estudante do Curso de TGP, bem como os procedimentos junto aos setores administrativos do campus". - Manual Interativo de Tecnologia em Gestão Pública.

Por fim, Débora Abitbol, organizou um guia de finanças pessoais. O material foi elaborado a partir da live "Educação Financeira e Finanças Pessoais: Práticas para obter um melhor resultado com o seu dinheiro", realizada em 10 de maio de 2021. Leia mais: Estudante de Gestão Pública do IFMT Várzea Grande lança Guia de Finanças Pessoais.

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