início do conteúdo

Pinacoteca no Pátio 2017

Idealizadoras: Sandra Maria de Lima, Cristiane Fronza e Liza Paro

Coordenadora (2017): Masília Aparecida da Silva

Equipe executora: Cristiane Fronza, Fernanda Zanata e Masília Aparecida da Silva

Resumo: O Projeto de Extensão Pinacoteca no Pátio tem como objetivo oportunizar aos estudantes do IFMT Várzea Grande o contato com as artes visuais, incentivando a interdisciplinaridade na escola e na vida. Além disso, visa incluir os jovens da comunidade nas atividades do campus

O QUE É O PROJETO?

Pinacoteca é um museu com acervo de pinturas. A palavra vem do latim "pinacotheca", derivado do grego "pinacothêkê" (pinax - akos quadro et thêké caixa), que significa "sala que contém uma coleção de quadros".

O projeto PINACOTECA NO PÁTIO quer fertilizar o campo da criatividade dos alunos, dando-lhes acesso a acervos artísticos de grandes pintores, escultores, grafiteiros, dentre outros, com o objetivo maior de exortar a capacidade de comunicação e expressão de cada um. Ele pretende consolidar a importância do estudo das ARTES e apresentar ao aluno uma estratégia interessante e agradável para o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa e da sua visão crítica. O abstrato, o indecifrável, a dúvida que paira sobre o valor de uma obra de arte, por parte daqueles que não têm a oportunidade de compreensão das expressões artísticas, serão elucidados com o projeto PINACOTECA NO PÁTIO.

Sobre o primeiro artista escolhido: Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra. Foram selecionadas várias obras e projetos deste artista, que serão expostas na TV alocada na cantina do campus, no primeiro mês de aula de 2017.

LEIA MAIS SOBRE DA VINCI E ASSISTA O PRIMEIRO VÍDEO.

Segunda artista escolhida: Nascia em 1 de setembro de 1886, em Capivari/SP, uma das pintoras mais importante do movimento modernista, Tarsila do Amaral. Passou a infância nas fazendas do pai e estudou em São Paulo, mas concluiu os estudos em Barcelona, na Espanha, onde fez o seu primeiro quadro. Tarsila pintou mais de 270 obras divididas em algumas fases: a fase “Pau Brasil”, marcada pelo uso de cores fortes e temas nacionais (brasilidade); a fase “Antropofágica”, inspirada nas vanguardas europeias, surrealismo e cubismo, e sobretudo, ao conceito de antropofagia; e, por fim, a fase da “Pintura Social”, focada nos temas cotidianos e sociais do país. Tarsila foi escolhida para o mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, como uma representante do protagonismo feminino no país. Suas obras ficarão expostas até o final do primeiro semestre de 2017.

ASSISTA O VÍDEO SOBRE TARSILA 

A metodologia do projeto se dividirá em três fases/partes distintas:

1. TV no pátio, mostrando obras importantes de artistas renomados
2. Textos e vídeos explicativos no site e redes sociais
3. Teoria e prática através de bate-papo e oficinas

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Várzea Grande

Avenida Tiradentes (Lot Jd Manaíra), nº 1300 - Petrópolis - CEP 78144-424

Telefones: Dep. Ensino: 65 3691-8000/09/13/16/19/43 Secretaria: 65 3691-8014 Gabinete: 65 3691-8002

Várzea Grande/MT