No início deste mês (junho/2017) o Núcleo de Assistência Estudantil do IFMT Várzea Grande - NAE, em parceria com os estudantes de medicina da Univag que fazem estágio no PSF Jardim Manaíra, realizaram ações de conscientização contemplando informações a respeito das condições básicas para doar sangue, mitos e verdades, a importância de doar, sobre os impedimentos temporários e definitivos, do intervalo entre as doações e das prerrogativas para quem é doador fidelizado em Mato Grosso.
A ação está sendo realizada porque no dia 14 de junho é o dia Nacional do Doador de Sangue e, inicialmente foi realizada com as turmas do período vespertino, devido a disponibilidade dos residentes. Posteriormente, todas as salas serão contempladas com a ação.
Segundo Carminha Visquetti, Assistente Social do campus, "pretendemos com essa ação não só estimular, mas reforçar a importância da doação (sangue, medula óssea e órgãos) e que ela não seja somente lembrada em datas festivas, momento em que a demanda por esses serviços cresce. Objetivamos ainda mobilizar a comunidade escolar e do seu entorno a reivindicar melhorias das infraestruturas em relação à captação de órgãos no Estado", explicou.
Além do mais, "ressaltamos que, em relação à doação de sangue, recentemente, a legislação foi alterada e desde 13/06/2011 pessoas entre 16 e 69 podem doar sangue desde que acompanhados por seus pais e autorizados pelos mesmos, então, vamos incentivar nossos estudantes a serem agentes multiplicadores das doações de sangue, medula óssea e órgãos. Quem doa salva vidas", finalizou Carminha.
Para Celso Ricardo Ferreira, enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva, Professor e Preceptor do Curso de Medicina do Univag, "abordar informações sobre a doação de sangue, medula óssea e órgãos é essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e solidários, capazes de reconhecer a importância de sua atitude frente às necessidades de tantas pessoas. Além disso, o caráter multiplicador dos alunos do IFMT torna ação abrangente a seus amigos e familiares".
A ação educativa realizada pelos acadêmicos do terceiro semestre do curso de medicina do Univag Centro Universitário é parte integrante da disciplina Programa de Interação Comunitária do curso e resultado da parceria entre o IFMT e o Univag, proporcionando informações sobre a saúde aos alunos de diversas áreas de formação.